Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50394
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Apresentação
Autor(es): Lima, Maria Claudete
Palavras-chave: Estudos do texto e do discurso;Linguística aplicada;Teoria e análise linguística
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: LIMA, Maria Claudete. Apresentação. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 2, p. 6-7, jul./dez. 2014.
Resumo: Compõem esta edição de Entrepalavras onze trabalhos de pesquisadores advindos de todas as regiões do país e do exterior. São trabalhos que versam sobre temas diversos em abordagens também diversas, mostras da amplitude do objeto da Linguística. Os nove artigos originais se dividem em três seções: estudos do texto e do discurso, teoria e análise linguística, e linguística aplicada. Abre o volume e a primeira seção o artigo de Kennedy Cabral Nobre (Unilab), Ressonâncias dialógicas da cultura popular e do carnaval na web. Numa linguagem clara e estilo leve, o autor aplica o conceito de carnavalização de Bakhtin a sites de humor, blogs e wikis e mostra que a cultura popular está consolidada no inconsciente social. Em seguida, Eliane Domaneschi (USP), em Paradigma e progresso — uma questão sobre o desenvolvimento da teoria semiótica acerca das modalidades crer e saber, discute critica e historiograficamente as modalidades crer e saber apoiada em textos de Greimas e Zilberberg. A seção dedicada aos estudos do texto e do discurso se encerra com o artigo de Lauro Gomes (Universidade de Passo Fundo), A construção do ethos de líder em discurso presidencial, que analisa o último pronunciamento oficial da presidenta Dilma Rousseff, em 2013, com o fim de avaliar os traços que caracterizam o discurso político em sua relação com o discurso propagandista. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50394
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_mclima2.pdf97,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.