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Title in Portuguese: Análise da comercialização do tomate no Estado do Ceará
Title: Analysis of tomato marketing in Ceará State
Author: Silva, Rafael de Oliveira
Advisor(s): Reis, José Newton Pires
Keywords: Comercialização do tomate
Sazonalidade
Ceará
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Rafael de Oliveira. Análise da comercialização do tomate do Estado do Ceará. 2019. 39 f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: O tomate é uma hortaliça de grande importância econômica para o Brasil, estando entre os 10 maiores produtores mundiais com mais de 3 milhões de toneladas anualmente. O Ceará, graças a investimentos em olericultura na agricultura familiar, é segundo maior produtor do Nordeste estando atrás somente da Bahia. Atentando para essa discussão, concentrou-se esse estudo no fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum L), devido sua importância econômica, para isso foram coletados dados de preços mensais a nível de produtor, atacado e varejo no período entre janeiro de 2014 a dezembro de 2018 com o objetivo avaliar a variação sazonal do preço, a margem de comercialização e a evolução dos preços de comercialização do tomate no Estado do Ceará, através de ferramentas estatísticas, visando identificar as épocas de baixa e alta dos preços de maneira a auxiliar na redução da instabilidade das receitas dos produtores. As informações necessárias para este estudo foram coletadas no website da CONAB, onde encontra-se series históricas das principais culturas cultivadas no país. Na análise dos resultados obtido observou-se uma margem de comercialização de 55,02% dos quais dividem-se em 42,92% ao nível de varejo, e em 12,10% ao nível de atacado; Ao analisar-se os índices sazonais para o produtor, percebe-se que os meses entre maio e junho possuem valores acima da referência, a nível de atacado o melhor índice sazonal foi no mês de maio 130,3 e para o varejo o melhor mês foi abril com 120,3. Quanto a evolução dos preços percebe-se que o melhor valor pago ao produtor, atacado e varejo foram respectivamente R$ 2.58, R$ 3.89, R$6.80 respectivamente e em meses diferentes.
Abstract: Tomato is a vegetable of great economic importance for Brazil, being among the 10 largest world producers with more than 3 million tons annually. Ceará, thanks to investments in olericulture in family farming, is the second largest producer in the Northeast behind only Bahia. Considering this discussion, this study focused on the tomato fruit (Solanum lycopersicum L), due to its economic importance. For this purpose, monthly price data were collected at producer, wholesale and retail level from January 2014 to December 2001. 2018 with the objective of evaluating the seasonal variation of the price, the commercialization margin and the evolution of the commercialization prices of tomatoes in the State of Ceará, through statistical tools, aiming to identify the periods of low and high prices in order to assist in the reduction. instability of producers' revenues. The information required for this study was collected on the CONAB website, which contains historical series of the main crops grown in the country. In the analysis of the results obtained, a trading margin of 55.02% was observed, of which 42.92% at the retail level and 12.10% at the wholesale level; When analyzing the seasonal indices for the producer, it can be seen that the months between May and June have values above the reference, at wholesale level the best seasonal index was in May 130.3 and for retail the best month. It was April with 120.3. As for the price evolution, it can be seen that the best amount paid to the producer, wholesale and retail were respectively R $ 2.58, R $ 3.89, R $ 6.80 respectively and in different months.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50358
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:AGRONOMIA - Monografias

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