Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50347
Tipo: TCC
Título: A Liderança como fator motivacional na gestão do gerenciamento organizacional: estudo de caso de uma empresa cearense
Autor(es): Cardoso, Deline Matos
Orientador: Nunes, Fernando Ribeiro de Melo
Palavras-chave: Engenharia de produção;Motivação no trabalho;Liderança - Gestão de pessoas
Data do documento: 24-Nov-2008
Citação: CARDOSO, D. M. A Liderança como fator motivacional na gestão do gerenciamento organizacional: estudo de caso de uma empresa cearense. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Resumo: Sabe-se que a motivação e liderança são fatores muitos importante para todas as organizações, sejam alas pequenas ou não. Por isso tentou-se discutir nesta pesquisa exatamente essa temática, onde buscou-se abordar a importância desses dois fatores para o melhor desenvolvimento do trabalho dentro da organização. Esta pesquisa, portanto, está dividida da seguinte forma: no primeiro capitulo encontra-se a introdução do trabalho. Nela analisa-se o contexto geral da pesquisa, explica-se e justifica-se o tema expondo os motivos que levaram para a sua escolha, bem como a sua importância. Expõem-se també-m os objetivos propostos com a pesquisa e o metodo escolhido para a conclusão da mesma. No segundo capitulo analisa-se o conceito de motivação e mostra so baseado na opinião de alguns autores a sua importância para a organização e de que forma ela pode mudar o cenário organizacional quando bem aplicada. Analisam-se ainda alguns gráficos sobre as teorias da r motivação desenvolvidas por estudiosos desta temática como Maslow e Herzberg. No capitulo seguinte verifica-se a gestão de- pessoas como ferramenta motivacional; fala-setambém sobre liderança e motivação, bem como se dá essa relação antra estes segmentos e a gestão organizacional. As características de urn líder também são analisados neste capitulo através de uma tabela que as mostram de forma clara. No Ultimo capitulo analisa-se as questões respondidas pelo diretor da empresa estudadaatravés de um questionário, quando encerra-se esta pesquisa em fase conclusiva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50347
Aparece nas coleções:EEP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_dmcardoso.pdf27,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.