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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O lugar da reflexão na formação inicial de professores
Título em inglês: Reflection in the initial teacher training
Autor(es): Silva, Déborah Fernanda da
Carvalho, Letícia dos Santos
Palavras-chave: Prática reflexiva;Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID;Formação inicial
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista educação em debate
Citação: SILVA, Déborah Fernanda da; CARVALHO, Letícia dos Santos. O lugar da reflexão na formação inicial de professores. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n. 80, p. 155-171, set./dez. 2019.
Resumo: Refletir sobre atos passados e pensar, com base nestes, ações futuras é uma capacidade do ser humano. No entanto, na docência, essa ação precisa ser feita de forma intencional e crítica, a fim de que se alcancem os objetivos definidos para determinado aluno, configurando a sala de aula como um espaço de investigação para que o professor avalie sua própria ação pedagógica. Nesse sentido, o presente artigo objetiva discutir a importância da reflexão para a construção da prática docente e a necessidade de esta ser estimulada ainda durante a formação inicial com a inserção do(a) estudante em contextos escolares. Nesse sentido, investigamos essa prática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo utilizadas diferentes técnicas para a recolha dos dados: observação naturalista, diário de campo, entrevista semiestruturada e diário de aula. A revisão bibliográfica está ancorada em Zeichner (2008), Contreras (1997), Giroux (1990), Pimenta (2008), Gómez (2015), Schön (1983, 2000), entre outros. A partir da análise dos resultados obtidos, foi possível concluir que uma prática pautada na reflexão crítica e colaborativa é fundamental para a construção da profissão docente.
Abstract: Reflecting on past actions, thinking and basing future actions on these reflections, is a capacity of the human beings as rational beings. However, in teaching, this action needs to be done intentionally and critically, in order to achieve the objectives defined for a particular student, so configuring the classroom as a research space so the teachers can evaluate their own pedagogical actions. So, this article aims to discuss the importance of the reflection for the construction of the teaching practice, and also about the necessity of the reflection be stimulated already at the beginning of the teacher training process, with the insertion of students in school contexts. With this in mind, we investigated this kind of practice in the Institutional Program of teaching introduction Scholarships (Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID). In order to do so, a qualitative research was carried out, using different techniques for collecting data: naturalistic observation, field diary, semi structured interview and class record book. The literature review is based on Zeichner (2008), Contreras (1997), Giroux (1990), Pimenta (2008), Gómez (2015), Schön (1983, 2000) among others. Through the analysis of the obtained results, it was possible to conclude that the practice based on critical and collaborative reflection is fundamental for the construction of teachers.
Resumen: Reflexionar sobre actos pasados y pensar, sobre la base de estos, acciones futuras, es una capacidad del ser humano, siendo este un ser racional. Sin embargo, en la docencia, esta acción no necesita hacerse de forma intencional y crítica, con el fin de que se alcancen los objetivos definidos para determinado alumno, configurando el aula como un espacio de investigación para que el profesor evalúe su propia acción pedagógica. En este sentido, el presente artículo objetiva discutir sobre la importancia de la reflexión para la construcción de la práctica docente, y sobre la necesidad de esta ser estimulada aún durante la formación inicial con la inserción del estudiante en contextos escolares. En este sentido, investigamos esa práctica en el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID). Para ello, fue realizada una investigación de corte cualitativo siendo utilizadas diferentes técnicas para la recopilación de los datos: observación naturalista, diario de campo, entrevista semiestructurada y diario de clase. La revisión bibliográfica está anclada en Zeichner (2008), Contreras (1997), Giroux (1990), Pimenta (2008), Gómez (2015), Schön (1983, 2000), entre otros. A partir del análisis de los resultados obtenidos fue posible concluir que una práctica pautada en la reflexión crítica y colaborativa es fundamental para la construcción de la profesión docente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50228
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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