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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aquisição da escrita na infância à luz da teoria histórico-cultural: reflexões sobre novos métodos
Título em inglês: Acquisition of writing in children in the light of historical-cultural theory: reflections on new methods
Autor(es): Marinho, Amanda Cristina Ferreira
Cordeiro, Suzi Maria Nunes
Leonel, Waleria Henrique dos Santos
Lopes, Mara Cecília Rafael
Palavras-chave: Sociointeracionismo;Mediação;Letramento
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Educação em debate
Citação: MARINHO, Amanda Cristina Ferreira; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes; LEONEL, Waleria Henrique dos Santos; LOPES, Mara Cecília Rafael. Aquisição da escrita na infância à luz da teoria histórico-cultural: reflexões sobre novos métodos. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n. 80, p. 78-92, set./dez. 2019.
Resumo: O presente artigo aborda o processo de aquisição da escrita pelo viés da Teoria Histórico-Cultural. O objetivo geral consiste em compreender os processos mentais envolvidos na aquisição da escrita no período da infância e refletir sobre a necessidade de adotar novos métodos de ensino e de aprendizagem que considerem o papel social da alfabetização e do letramento. Realizamos uma revisão de literatura, apoiada na pesquisa bibliográfica, não só com base em fontes primárias, mas, também, em artigos e periódicos que abordam o processo de alfabetização na atualidade. O estudo se justifica pela relevância de conhecer as contribuições da teoria vygotskyana. Para o alcance dos objetivos propostos, investigamos como ocorre a aquisição da escrita na infância. A análise possibilitou concluir que a Teoria Histórico-Cultural permite ao professor compreender quais habilidades são necessárias desenvolver na infância para promover a aquisição da escrita com uma função social, bem como a necessidade de elaboração de métodos que propiciem a mediação entre aluno-objeto, permitindo estimulação, experiência e interação eu-outro-objeto, processos que podem resultar em uma alfabetização mais prazerosa e significativa.
Abstract: This article deals with the process of acquiring writing through the bias of the Historical-Cultural Theory. The general objective is to understand the mental processes involved in the acquisition of writing in the period of childhood and to reflect on the need to adopt new teaching-learning methods that consider the social role of literacy and literacy. We carried out a literature review, based on bibliographical research, not only based on primary sources, but also on articles and periodicals that deal with the literacy process today. The study is justified by the relevance of knowing the contributions of the Vygotskyan theory. In order to reach the proposed objectives, we investigate how the acquisition of writing in childhood occurs. The analysis made it possible to conclude that the Historical-Cultural Theory allows the teacher to understand what skills are necessary to develop in childhood to promote the acquisition of writing with a social function, as well as the need to elaborate methods that facilitate mediation between student object, allowing stimulation, experience, and I-other-object interaction, processes that can result in more enjoyable and meaningful literacy.
Resumen: El presente artículo aborda el proceso de la adquisición de la escritura por medio del sesgo de la Teoría Histórico-Cultural. El objetivo general consiste en comprender los procesos mentales involucrados en la adquisición de la escritura en el período de la infancia y reflexionar sobre la necesidad de adoptar nuevos métodos de enseñanza y de aprendizaje que atiendan el papel social de la alfabetización y del letramiento. Realizamos una revisión de la literatura basada en la investigación bibliográfica, no solo con base en fuentes primarias, pero, también en artículos y periódicos que tratan sobre el proceso de alfabetización en la actualidad. El estudio se justifica por la relevancia de conocer las contribuciones de la teoría vygotskyana. Para el alcance de los objetivos propuestos, investigamos cómo ocurre la adquisición de la escritura en la infancia. El análisis posibilitó concluir que la Teoría Histórico-Cultural permite al profesor comprender qué habilidades son necesarias desarrollar en la infancia para fomentar la adquisición de la escritura con una función social, así como la necesidad de la elaboración de métodos que visen la mediación entre alumno-objeto, permitiendo la estimulación, experiencia, interacción yo-otro-objeto, estos procesos que pueden resultar en una alfabetización más placentera y significativa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50188
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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