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Title in Portuguese: Cenas sob a interdição: o cinema pós-condenação de Jafar Panahi
Author: Reis, Breno Almeida Brito
Advisor(s): Furtado, Sylvia Beatriz Bezerra
Keywords: Cinema iraniano
Censura
Autoinscrição
Confinamento
Issue Date: 2020
Citation: REIS, Breno Almeida Brito. Cenas sob a interdição: o cinema pós-condenação de Jafar Panahi. 2020. 99f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Fortaleza, 2020.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa analisa os processos de realização do cineasta iraniano Jafar Panahi após a sentença judicial que, em 2010, o vetou, por um período de vinte anos, de realizar filmes, escrever roteiros, conceder entrevistas e sair do Irã. Panahi, não obstante, continua a filmar de forma discreta, independente e clandestina, tendo realizado dessa maneira Isto não é um filme (2011), Cortinas Fechadas (2013), Táxi Teerã (2015), Onde está você, Jafar Panahi? (2016) e 3 Faces (2018). Abordo o que nesses filmes se delineia como um pensamento fílmico da interdição. Ao identificar as marcas estéticas e as estratégias de realização que Panahi passou a explorar, descrevo as linhas de força desse seu projeto cinematográfico pós-condenação, analisando como os filmes confrontam, negociam e transgridem as condições restritivas da interdição. Palavras-chave: Cinema iraniano. Censura. Autoinscrição. Confinamento.
Abstract: This research analyses Iranian filmmaker Jafar Panahi's filmmaking processes following the court ruling that has banned him for twenty years from making films, writing screenplays, giving interviews and leaving Iran. Nevertheless, Panahi continues filming discreetly, independently and clandestinely, having thus made This is not a film (2011), Closed Curtain (2013), Taxi (2015), Where are you, Jafar Panahi? (2016) and 3 Faces (2018). I address what is outlined in these films as a filmic thinking of interdiction. In identifying the aesthetic marks and filmmaking strategies that Panahi came to explore, I describe the main lines of his postcondemnation filmic project, analysing how these films confront, negotiate, and transgress the restrictive conditions of interdiction. Keywords: Iranian cinema. Censorship. Self-inscription. Confinement.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50176
metadata.dc.type: Dissertação
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