Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50164
Tipo: | Relatório |
Título: | Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: As representações sociais do sujeito-aluno em formação inicial e o domínio das concepções de: língua, linguagem, gramática, ensino de Língua Portuguesa |
Autor(es): | França, José Marcos Ernesto Santana de |
Orientador: | Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
Palavras-chave: | Representação Social;Estudantes do ensino superior;Língua Portuguesa - ensino;Análise do Discurso |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | FRANÇA, José Marcos Ernesto Santana de. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: As representações sociais do sujeito-aluno em formação inicial e o domínio das concepções de: língua, linguagem, gramática, ensino de Língua Portuguesa. 2019. 403 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumo: | Para esta pesquisa de pós-doutoramento, apesar de ser o mesmo objeto de pesquisa, seguimos uma linha de abordagem um pouco diferenciada da empreendida no doutorado do ponto de vista da abordagem teórica e dos sujeitos-informantes. Naquela oportunidade nos aportamos na Análise do Discurso francesa (AD) e nos restringimos a sujeitos informantes do oitavo período do curso de Letras-Português Licenciatura. Aqui nos subsidiamos nos aportes teóricos, além da Análise do Discurso, da Teoria Dialógica do Discurso/Dialogismo, da Clínica da Atividade e da Teoria das Representações Sociais para analisar o corpus colhido em aplicação de questionário semiestruturado a sujeitos-informantes. Os sujeitos-informantes foram formados por alunos do primeiro, quarto e sétimo semestres do curso de Letras-Português da Universidade Regional do Cariri (URCA). Tratou se de uma pesquisa etnográfica e qualitativa que buscou traçar o perfil dos alunos que estão iniciando, dos que estão na metade do curso e dos que estão no primeiro estágio supervisionado do curso de Letras-Português da URCA e, assim, avaliar o seu alinhamento com o perfil do egresso pretendido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso; analisar as representações sociais que eles têm das concepções de língua, linguagem, gramática e ensino de Língua Portuguesa e de si como professor e de ser professor de Língua Portuguesa. A partir dessas informações, pretendemos refletir sobre o que deve ser feito ou não em relação ao curso, ao currículo, ao PPC, enfim, a tudo que envolve a formação de futuros professores de LP para o Ensino Básico (EB). Com isso, pretendemos dar, também, uma resposta à Instituição no sentido de repensarmos que profissional estamos colocando no campo de trabalho e se estamos atendendo à expectativa e aos propósitos previstos no PPC e nos documentos oficiais que norteiam a formação docente e, em específico, a formação em Letras-Português. Além disso, pudemos, com as análises, fazer um levantamento de como o sujeito-aluno se ver como futuro professor de Língua Portuguesa e como ver a profissão docente, ou seja, que representações sociais eles têm de si, sobre o métier professoral e sobre a perspectiva de ser professor. Essas informações nos permitiu, portanto, mapear quem é o sujeito-aluno do curso de Letras da instituição por meio de suas representações sobre si e sobre a profissão docente e quais os seus domínios conceptuais acerca de língua, linguagem, gramática e ensino de LP obtidos no decorrer do processo de formação. Para alcançarmos nossos objetivos, nos alicerçamos em aportes teóricos da Análise do Discurso (discurso, sujeito) – Foucault (2006, 2007); Análise Dialógica do Discurso (dialogismo, polifonia, vozes) – Bakhtin (2003, 2006), Authier-Revuz (1990, 1998, 2004), Ducrot (1987); da Teoria das Representações Sociais (crenças) – Marková (2017), Moscovici (1989), Jodelet (1989); da Clínica da Atividade (grupo focal) – Clot (2000), Souza-e-Silva e Faïta (2002); formação docente/de professores (crítico-reflexivo, relação teoria/prática, profissional) – Schön (2000), Tardif (2014), Tardif e Lessard (2013), Nóvoa (2013). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50164 |
Aparece nas coleções: | PPGL - Relatórios - Pós-doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_relposdoc_jmesfranca.pdf | 18,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.