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Tipo: TCC
Título: Ordenamento do comércio informal de rua por meio de ppp: uma análise à luz do triple bottom line
Autor(es): Fontenele, Helga Gisele de Sousa
Orientador: Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Palavras-chave: Comércio informal;Parceria público-privada;Centro Fashion;Triple Bottom Line
Data do documento: 2019
Citação: FONTENELE, Helga Gisele de Sousa. Ordenamento do comércio informal de rua por meio de ppp: uma análise à luz do triple bottom line. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar como solucionar o problema do crescimento desordenado do comércio informal de rua por meio de uma Parceria Público- Privada (PPP). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, exploratória e descritiva, tomando como estudo de caso o Centro Fashion, da cidade de Fortaleza, Ceará. Foram realizadas 27 entrevistas em profundidade com permissionários do Centro Fashion, tendo como instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado. Os resultados mostram que a parceria realizada entre a Prefeitura de Fortaleza e a iniciativa privada, para a construção do Centro Fashion, trouxe benefícios ambientais, sociais e econômicos, tanto para os comerciantes como para a cidade, que teve recuperada a área do centro antes ocupada pelos vendedores ambulantes, em condições insalubres. A infraestrutura oferecida pelo Centro Fashion inclui, dentre outras facilidades, estacionamento especial para ônibus e hotel, o que representa para compradores e vendedores, de varejo e atacado, segurança, conforto e acessibilidade. Em três anos o empreendimento trouxe melhorias sociais, ambientais e econômicas, para os permissionários, oferecendo melhores condições de trabalho, visibilidade e oportunidade de crescimento.
Abstract: The present research aims to identify how to solve the problem of the disordered growth of informal street commerce through a PPP - Public-Private Partnership. Therefore, a quantitative and a qualitative, exploratory and descriptive research was developed, having as a case study the Centro Fashion of the city of Fortaleza, Ceará. The Twenty-seven in-depth interviews were conducted with permissionaires from the Centro Fashion, using a semi-structured questionnaire as research instrument. The results show that the partnership between Fortaleza City Hall and the private sector, for the construction of the Centro Fashion, brought environmental, social and economic benefits to both merchants and the city, which had recovered the area of the formerly occupied downtown, in unhealthy conditions by street vendors. The infrastructure offered by the Centro Fashion, includes, among other facilities, special parking for buses and hotels, which represents for buyers and sellers, retail and wholesale, safety, comfort and accessibility. In three years, the enterprise has brought social, environmental and economic improvements to the permissionaires, offering better working conditions, visibility and opportunity for growth.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50157
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