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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50142
Tipo: | Dissertação |
Título: | Construção e validação de cartilha educativa para promoção da saúde visual de crianças em idade escolar |
Autor(es): | Barreto, Ana Cristina Oliveira |
Orientador: | Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida |
Palavras-chave: | Criança;Estudos de Validação;Saúde Ocular;Professores Escolares;Promoção da Saúde |
Data do documento: | 29-Ago-2019 |
Citação: | BARRETO, A. C. O. Construção e validação de cartilha educativa para promoção da saúde visual de crianças em idade escolar. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | Objetivou-se desenvolver e validar cartilha educativa para orientação dos profissionais, familiares e professores sobre a promoção da saúde visual de crianças em idade escolar. Estudo metodológico, com abordagem quantitativa, dividido em duas etapas no período de junho de 2018 a março de 2019. A primeira etapa corresponde a construção da cartilha, tomando como base o conteúdo de um vídeo educativo validado em estudo prévio. A segunda corresponde a validação da cartilha educativa, sendo subdividida em validação de conteúdo e aparência com especialistas na área da saúde e tecnologias impressas e validação de aparência com especialistas em educação. A amostra foi composta por 24 especialistas. Esta etapa ocorreu em uma rodada e para avaliação utilizou-se instrumento já validado. Na etapa de validação de aparência com os especialistas em educação, a amostra foi composta por 21 professores do ensino fundamental 1 e utilizou-se um instrumento com duas partes para avaliação da tecnologia. Os dados obtidos foram organizados no Excel e analisados em software estatístico. Utilizou-se a estatística descritiva para as frequências absolutas e relativas. Para analisar a concordância nas etapas de validação da tecnologia educacional com todos os especialistas utilizou-se o teste binomial e alfa de Cronbach, respectivamente. A cartilha foi a primeira a ser elaborada com temática específica de saúde visual para escolares tendo como foco os professores. No que se refere ao Índice de Legibilidade de Flesch, a cartilha foi classificada como “muito fácil”, com um índice de 90%. Sobre os indicadores avaliados pelos especialistas em saúde e tecnologia impressa, todos os itens foram além da concordância estipulada. Todos os 25 itens avaliados dentro dos seis domínios foram classificados como válidos. Dezenove itens receberam 24 (100%) respostas positivas (p=0,005), apresentando-se estatisticamente significantes. Seis itens tiveram 23 (95,8%) respostas consideradas positivas (p=0,033). Porém, considerando o aprimoramento da tecnologia, ainda se realizou modificações com base nas recomendações. Os professores consideraram a cartilha educativa validada quanto aos demais indicadores avaliados. Atingiu nível de concordância igual ou superior a 81% e alfa de Cronbach geral de 0,79. Tais resultados evidenciam que a tecnologia construída é confiável e válida para ser utilizada junto aos professores. A cartilha torna-se, portanto, relevante para ser utilizada como estratégia de promoção da saúde. |
Abstract: | The objective was to develop and validate an educational booklet to guide professionals, family members and teachers on promoting the visual health of school-aged children. Methodological study, with a quantitative approach, divided into two stages from June 2018 to March 2019. The first stage corresponds to the construction of the booklet, based on the content of an educational video validated in a previous study. The second corresponds to the validation of the educational booklet, being subdivided into content and appearance validation with specialists in the field of health and printed technologies and appearance validation with education specialists. The sample consisted of 24 specialists. This stage took place in a round and for evaluation an instrument that was already validated was used. In the appearance validation stage with education specialists, the sample consisted of 21 elementary school teachers 1 and a two-part instrument was used to assess the technology. The data obtained were organized in Excel and analyzed using statistical software. Descriptive statistics were used for absolute and relative frequencies. To analyze the agreement in the stages of validation of educational technology with all the specialists, Cronbach's alpha and binomial tests were used, respectively. The booklet was the first to be developed with a specific visual health theme for schoolchildren with a focus on teachers. With regard to the Flesch's Legibility Index, the booklet was classified as “very easy”, with a rate of 90%. Regarding the indicators evaluated by specialists in health and printed technology, all items went beyond the stipulated agreement. All 25 items evaluated within the six domains were classified as valid. Nineteen items received 24 (100%) positive responses (p = 0.005), which were statistically significant. Six items had 23 (95.8%) responses considered positive (p = 0.033). However, considering the improvement of technology, changes were still made based on the recommendations. The teachers considered the educational booklet validated in relation to the other indicators evaluated. It reached an agreement level equal to or greater than 81% and a general Cronbach's alpha of 0.79. Such results show that the technology built is reliable and valid to be used with teachers. The booklet therefore becomes relevant to be used as a health promotion strategy. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50142 |
Aparece nas coleções: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
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