Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50112
Title in Portuguese: Desafios da administração estratégica em uma holding de franquias
Author: Vieira, Francisco Líndemberg Tavares
Advisor(s): Ferreira, Fabiana Nogueira Holanda
Keywords: Administração estratégica
Holding de franquias
Franchising
Issue Date: 2019
Citation: VIEIRA, Francisco Líndemberg Tavares. Desafios da administração estratégica em uma holding de franquias. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: Devido ao crescimento no número de franquias nos últimos anos, alguns franqueados passaram a agregar mais de uma marca de franquias ao seu portfólio, formando assim, holdings de franquias. Esse modelo de gestão proporciona aos empresários maior controle sobre suas unidades de negócio, porém, possui diversas particularidades que se traduzem em desafios para a administração estratégica. Nesse contexto, a referida pesquisa tem por objetivo geral compreender quais os desafios da administração estratégica em uma holding de franquias. Para isso, foi realizado um levantamento acerca do processo da administração estratégica, bem como o sobre o franchising. A pesquisa de caráter exploratório foi desenvolvida através de um estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a entrevista não estruturada com gestores de uma holding de franquias com lojas em Fortaleza e João Pessoa, além da análise documental. Os resultados da pesquisa apontam os principais desafios encontrados por gestores na formulação, implementação e controle de ações estratégicas em holdings de franquias, como a identidade quanto holding e os impactos da relação entre franqueador e franqueado. Observa-se então que os principais desafios identificados foram o alinhamento de cada marca à formulação das estratégias, identidade estratégica da organização quanto holding e as imposições feitas pelos franqueadores que podem trazer impactos à estrutura da holding. Dentre as contribuições desse trabalho pode-se citar a compreensão do processo da administração estratégica em uma holding de franquias, bem como seus desafios.
Abstract: Due to the growth in the number of franchises in recent years, some franchisees added more than one franchise brand to their portfolio, forming thus, franchise holdings. This management model gives entrepreneurs greater control over their business units, however, it has several particularities that translate into challenges for strategic management. In this context, this research aims to identify the challenges of strategic management in franchise holdings. For this, a survey was conducted about the process of strategic management, as well as about franchising. The exploratory research was developed through a case study, using as data collection instrument the unstructured interview with managers of a holding franchise with stores in Fortaleza and João Pessoa, in addition to document analysis. The survey results point out the main challenges encountered by managers in the formulation, implementation and control of strategic actions in franchise holdings, such as identity regarding holding and the impact of the relationship between franchisor and franchisee. It is concluded that the main challenges identified were the alignment of each brand to the formulation of strategies, the organization's strategic identity regarding the holding company and the impositions made by franchisors that may have impacts on the holding's structure. Among the contributions of this work is the understanding of the strategic management process in a franchise holding, as well as its challenges.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50112
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_fltvieira.pdf636,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.