Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50065
Title in Portuguese: Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: políticas linguísticas de difusão do Português nos países africanos de fala oficial portuguesa (PALOP)
Author: Gondim, Ana Angélica Lima
Advisor(s): Soares, Maria Elias
Keywords: Língua Portuguesa - África
Descrição e Análise Linguística
Política Linguística
Issue Date: 2019
Citation: GONDIM, Ana Angélica Lima. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: políticas linguísticas de difusão do Português nos países africanos de fala oficial portuguesa (PALOP). 2019. 07 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Portuguese: O projeto de pós-doutorado intitulado "POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE DIFUSÃO DO PORTUGUÊS NOS PAÍSES AFRICANOS DE FALA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP), pesquisa de pós-doutorado por nós empreendida, está inserido dentro de um dos projetos do grupo de pesquisa PROFALA - Variação e Processamento da Fala e do Discurso: análises e aplicações. O PROFALA vem desenvolvendo macroprojetos: o primeiro "O Português falado no Ceará" está relacionado à composição de um corpus e análise das variações fonéticas, lexicais, morfossintáticas, semânticas e discursivas do português falado na zona urbana e rural do Ceará, o segundo "O Português falado nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e no Timor-Leste" tem como objetivo geral disponibilizar um banco de dados do português falado nos PALOP e no Timor-Leste, de modo a possibilitar uma análise descritiva sobre a perspectiva dos aspectos fonético-lexicais, morfossintáticos, semântico-pragmáticos e discursivos da Língua Portuguesa, numa visão sociolinguística, geolinguística e discursiva. Há ainda um terceiro projeto "O português falado pelos professores dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP)", que se aproxima dos objetivos e das descrições linguísticas do segundo, com o diferencial de observar a produção dos professores dos PALOP. Podemos considerar a constituição do corpus do primeiro projeto quase concluída, a do segundo num estágio bastante avançado quanto a constituição oral e mediano quanto às transcrições e o terceiro encontra-se apenas iniciado. Nossa pesquisa se insere no segundo macroprojeto supracitado "O Português falado nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e no Timor-Leste". Entretanto, optamos por tratar unicamente dos PALOP. Neste segundo ano de trabalho, concomitante ao desenvolvimento da pesquisa, o objetivo da finalização do corpus (em áudio e transcrito) e sua organização também precisou ser considerada, visto que para a finalização desta pesquisa e de outras que estão por vir estão vinculadas à conclusão deste.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50065
metadata.dc.type: Relatório
Appears in Collections:PPGL - Relatórios - Pós-doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_relposdoc_aalgondim.pdf236,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.