Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49998
Tipo: Livro
Título: Patativa em Sol Maior: treze ensaios sobre o Poeta Pássaro
Autor(es): Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de
Palavras-chave: Patativa, do Assaré, 1909-2002 - Homenagens;Patativa, do Assaré, 1909-2002 - Critica e interpretação;Literatura brasileira - ensaios
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Patativa em Sol Maior: treze ensaios sobre o Poeta Pássaro. Fortaleza: Edições UFC, 2009. 192p.
Resumo: SUÍTE PATATIVANA Patativa merece todas as homenagens. Este livro, no entanto, escapa a essa rubrica laudatória e pretende ser um divisor de águas nos estudos sobre o poeta do Assaré. O que se intenciona com esta coletânea é lançar olhares diversos (caleidoscópicos) e interdisciplinares em direção à obra patativana. Estão aqui estudiosos das teorias literárias. Pontificam linguistas. Não ficou de fora a visada sociológica, tampouco a antropológica. Os estudos da Semiótica da Cultura articulam, por sua vez, algumas abordagens. Claro que este livro se inscreve nos festejos do centenário de nascimento de Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002). Certo é que a Universidade Federal do Ceará precisava de um documento que dissesse de seu apreço por seu Doutor Honoris Causa, contribuindo para enriquecer o Catálogo das Edições UFC e a bibliografi a sobre Patativa do Assaré. Este livro pretende ser isso tudo e uma declaração de amor ao poeta pássaro. Pesquisadores e estudiosos de muitas instituições, de vários países e de diferentes visões de mundo tratam de Patativa. Esta é a proposta de um livro que tem a chancela de uma instituição que se volta para o ensino, a pesquisa e a extensão. O esforço foi grande para dar unidade ao que se pretende múltiplo. A costura dos retalhos deste “quebra-cabeças” foi desafiadora e instigante. O resultado final pretende fazer jus à contribuição do Patativa, à poética da voz, à militância que escorrega do romantismo para uma dicção política e não perde a consistência poética. Patativa está aqui, quase por inteiro. Os autores dos ensaios deram o melhor de si e têm a certeza de que Patativa, mais que homenageado, está sendo mostrado com outras possibilidades de leituras e significações, levando em conta contextos, influências, corpo, voz, performance, representação e legado. Ave, Patativa!
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49998
ISBN: 978-85-7282-364-7
Aparece nas coleções:ICA - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_liv_fgccarvalho.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.