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dc.contributor.authorLima, Rosane Shirley Saraiva de-
dc.contributor.authorCavalcante, Jeane Lima-
dc.contributor.authorMachado, Maria de Fátima Antero Sousa-
dc.contributor.authorCavalcante, Edilma Gomes Rocha-
dc.contributor.authorQuirino, Glauberto da Silva-
dc.contributor.authorRebouças, Vitória de Cássia Félix-
dc.date.accessioned2020-02-12T13:32:12Z-
dc.date.available2020-02-12T13:32:12Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Rosane Shirley Saraiva de et al. Qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem: análise à luz do modelo de Pender. Rev Rene, Fortaleza, v. 21, e42159, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49982-
dc.description.abstractObjective: to understand the lifestyles of nursing students in the light of the Nola Pender’s Health Promotion Model. Methods: qualitative study conducted with 11 nursing students through a focus group using a semi-structured script. Two analytical categories were obtained: Individual characteristics and experiences; Feelings and knowledge about the behavior to be achieved. Results: the short time and poor quality of sleep, sedentary lifestyle and inadequate diet, which are related to the university routine, were reported by the academics as main factors that affect quality of life. Conclusion: the use of this model was important to identify the factors that affect the students’ lifestyles, biopsychosocial aspects and their correlations, demonstrating its relevance in pointing out the need for interventions that meet their reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTeoria de Enfermagempt_BR
dc.subjectQualidade de Vidapt_BR
dc.titleQualidade de vida de acadêmicos de enfermagem: análise à luz do modelo de Penderpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: compreender os estilos de vida dos acadêmicos de enfermagem à luz do Modelo de Promoção da Saúde Nola Pender. Métodos: estudo qualitativo, realizado com 11 acadêmicos de enfermagem por meio de um grupo focal a partir de um roteiro semiestruturado. Obtiveram-se duas categorias analíticas: Características e experiências individuais; Sentimentos e conhecimentos sobre o comportamento que se quer alcançar. Resultados: como principais fatores que repercutem na qualidade de vida os acadêmicos relataram baixa qualidade e pouco tempo de sono, sedentarismo e alimentação inadequada, que estão relacionados à rotina universitária. Conclusão: a utilização do referido Modelo foi importante para identificar os fatores que repercutem nos estilos de vida dos acadêmicos, em seus aspectos biopsicossocial e suas correlações, demonstrando a sua relevância ao apontar a necessidade de intervenções que atendam a sua realidade.pt_BR
dc.title.enQuality of life of nursing students: analysis in light of the Pender’s modelpt_BR
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