Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49894
Title in Portuguese: Experimento com o uso de materiais de baixo custo como ferramenta pedagógica aplicado ao ensino de Física
Author: Soares, João Paulo
Advisor(s): Vasconcelos, Talita Felipe
Keywords: Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Experimentos de baixo custo
Issue Date: 2014
Citation: SOARES, J. P. Experimento com o uso de materiais de baixo custo como ferramenta pedagógica aplicada ao ensino de Física. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, 2014.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho tem como foco investigar se o experimento com o uso de materiais de baixo custo potencializa a aprendizagem dos alunos sobre os conceitos de circuitos elétricos simples, verificando se este recurso poderá ser aplicado a outros conteúdos do Ensino de Física. Sobre o aspecto da abordagem teórica, o uso da experimentação apresenta possíveis soluções para minimizar as dificuldades do insucesso na aprendizagem nos conteúdos de Física, oferecendo inúmeras possibilidades de se aprender praticando, procurando relacionar o uso da atividade experimental com a aprendizagem significativa. A pesquisa aplicada em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular apresentou resultados significativos relacionados ao aprendizado e a motivação dos alunos, verificando-se a possibilidade de se estender a outros conteúdos aplicados a Física.
Abstract: This work focuses on investigating whether the experiment using low cost materials enhances student learning about the concepts of simple electric circuits, verifying that this feature can be applied to other content on the Teaching of Physics. On the aspect of the theoretical approach, the use of experimentation possible solutions to minimize the difficulties of failure in learning the contents of physics, offering numerous possibilities to learn by practicing, trying to relate the use of experimental activity with meaningful learning. Applied research on two groups of 3rd year high school students in a private school showed significant results related to learning and student motivation, verifying the possibility of extending other content applied physics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49894
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEF - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_ tcc_jpsoares.pdf1,88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.