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Tipo: Tese
Título: A Atitude e a Gradação em charges: uma proposta de modelo de análise avaliativa intersemiótica
Autor(es): Firmo, Angelane Faustino
Orientador: Moura, Ana Célia Clementino
Palavras-chave: Avaliatividade;Intersemiótico;Charge
Data do documento: 2019
Citação: FIRMO, Angelane Faustino. A Atitude e a Gradação em charges: uma proposta de modelo de análise avaliativa intersemiótica. 2019. 205f - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Os avanços tecnológicos, juntamente com o desenvolvimento de uma série de ferramentas de edição, possibilitaram o aumento na produção de textos notadamente marcados pela interação entre elementos imagéticos, sonoros e linguísticos. A inter-relação entre os variados modos semióticos proporciona a construção de diferentes significados, dentre eles os de caráter avaliativo. Diante disso, faz-se necessário entender como imagens (estáticas ou dinâmicas), letras e sons interagem na construção desses significados. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo mapear os recursos usados na interface dos meios verbal e imagético estático para a produção de significados avaliativos atitudinais e graduais em charges. Defende-se a ideia de que assim como os signos verbais expressam a intensidade avaliativa, as emoções e os julgamentos do produtor textual, da mesma forma, os signos imagéticos manifestam valores avaliativos através da relação entre os significados representativo, interativo e composicional. Apresenta-se como embasamento teórico os postulados de Bakhtin (2009, 2011) sobre o caráter ideológico dos signos; de Halliday (1989; 2004) no que se refere aos conceitos da Linguística Sistêmico Funcional (LSF); de Barthes (1977; 1984; 1990), Dondis (1997) e de Kress e van Leeuwen (2006) acerca da relação entre texto e imagem e sobre a composição do modo imagético e de Farina (1982), Guimarães (2000; 2003), Kress e Van Leeuwen (2002), Frase e Banks (2007), Goethe (2011) e Heller (2013) no que tange aos efeitos das cores no estado de ânimo humano e à sua simbologia. Além disso, usamos as ideias de Martin e White (2005), Martin e Rose (2007) e Vian Junior (2011) quanto ao modelo de análise avaliativo da linguagem e abordamos as contribuições de Cagnin (1975), Maringoni (1996), Romualdo (2000) e Teixeira (2005) para o estudo do gênero charge. O corpus de análise é formado por 44 charges publicadas entre 01 de abril de 2017 e 30 de junho de 2017 no site do jornal cearense O Povo. As charges abordam a temática da situação de crise moral vivida pela classe política brasileira e as consequências econômicas e jurídicas dessa crise. Como resultado, observou-se o uso de expressões corporais e faciais como marcas avaliativas afetivas, a utilização de estruturas conceituais simbólicas e classificatórias como recursos de expressão de Julgamento, o apagamento do Ator como possibilidade apreciativa e o emprego de elementos repetidos, em distribuição espacial ou em tamanho variados para expressar o aumento da intensidade da força avaliativa. A importância desse trabalho encontra-se na necessidade de elaboração de um modelo de análise intersemiótico avaliativo que seja um instrumento facilitador da leitura e da interpretação de textos verbiagem/imagem.
Abstract: The technological advances, along with the development of a series of editing tools, enabled the increase in production of texts notably marked by the interaction between imagetic, auditory and linguistic elements. The inter-relation between the various semiotic modes provides the construction of different meanings, among them those of evaluative nature. Therefore, it is necessary to understand how images (static or dynamic), letters and sounds interact in the construction of these meanings. Thus, the objective of this study is to map the resources used in the interface of the verbal means and static imaging for the production of evaluative meanings attitudinal and gradual in cartoons. The idea supported is that as well as the verbal signs express the evaluative intensity, the emotions and the judgments of the textual producer, in the same way, the imagetic signs manifest evaluative values through the relation between the representational, compositional and interactive meanings. As theoretical references the postulates of Bakhtin (2009, 2011) on the ideological character of the signs were presented; Halliday (1989; 2004) in relation to the concepts of Systemic Functional Linguistics (SFL); Barthes (1977; 1984; 1990), Dondis (1997) and Kress and Van Leeuwen (2006) about the relationship between text and image, and on the composition of the imaging mode and Farina (1982), Guimarães (2000; 2003), Kress and van Leeuwen (2002), Frase and Banks (2007), Goethe (2011), and Heller (2013) regarding the effects of color on the state of human soul and its symbolism. In addition, the ideas of Martin and White (2005), Martin and Rose (2007) and Vian Junior (2011) were used as the model of evaluative analysis of language and discussing the contributions of Cagnin (1975), Maringoni (1996), Romualdo (2000) and Teixeira (2005) for the study of the cartoon genre. The corpus of analysis is formed by 44 cartoons published between 01 April 2017 and 30 June 2017 on the website of the newspaper from Ceara O Povo. The cartoons deal with the theme of the situation of moral crisis experienced by the Brazilian political class and the legal and economic consequences of this crisis. As a result, it was observed that the use of body and facial expressions as evaluative affective marks, the use of classificatory symbolic and conceptual structures as resources of expression of judgment, the deletion of the actor as appreciative possibility and the employment of repeating elements, in spatial distribution or varied in size to express the increase in the intensity of the evaluative force. The relevance of this work lies in the need for drafting an evaluative intersemiotic analysis model for which is a facilitator instrument of reading and interpretation of texts verbiage/image.
Resumen: Los avances tecnológicos y el desarrollo de un conjunto de herramientas de edición han posibilitado el aumento en la producción de textos que presentan la interacción entre elementos visuales, sonoros y lingüísticos. La interrelación entre los diversos modos semióticos proporciona la construcción de diferentes significados, de entre ellos los de carácter valorativo. Ante esto, es necesario comprender cómo imágenes (estáticas o dinámicas), letras y sonidos interactúan para la construcción de estos significados. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo mapear los recursos utilizados en la relación entre los modos verbales y visuales estáticos para la producción de significados valorativos actitudinales y graduales en viñetas. Se argumenta que así como los signos verbales expresan la intensidad valorativa, las emociones y los juicios del productor textual, los signos visuales manifiestan valoraciones por medio de la relación entre los significados representativos, interactivos y compositivos. Se presenta como marco teórico de este trabajo los postulados de Bakhtin (2009, 2011) sobre el carácter ideológico de los signos; Halliday (1989; 2004) respecto a los conceptos de la Lingüística Sistémico Funcional; Barthes (1977; 1984; 1990), Dondis (1997) y Kress y van Leeuwen (2006) acerca de la relación entre texto y imagen y sobre la composición del modo visual y Farina (1982), Guimarães (2000; 2003) , Kress y Van Leeuwen (2002), Frase y Banks (2007), Goethe (2011) y Heller (2013) referente a los efectos del color en el estado de ánimo humano y a su simbolismo. Además, utilizamos las ideas de Martin y White (2005), Martin y Rose (2007) y Vian Junior (2011) sobre el modelo de análisis valorativo del lenguaje y abordamos las contribuciones de Cagnin (1975), Maringoni (1996), Romualdo (2000) y Teixeira (2005) para el estudio del género viñeta. El corpus de análisis consta de 44 viñetas publicadas entre el 1 de abril de 2017 y el 30 de junio de 2017 en el sitio del periódico cearense O Povo. Las viñetas tratan de la situación de crisis moral vivida por la clase política brasileña y de las consecuencias económicas y jurídicas de esta crisis. En relación con los resultados, se observó el uso de expresiones corporales y faciales como marcas valorativas afectivas, el uso de estructuras conceptuales simbólicas y clasificatorias como recursos de expresión de Juicio, la eliminación del Actor como posibilidad apreciativa y el uso de elementos repetidos, en la distribución espacial o en tamaños diferentes para expresar el aumento de la intensidad de la fuerza valorativa. La importancia de este trabajo radica en la necesidad de desarrollar un modelo de análisis evaluativo intersemiótico que sea un instrumento facilitador de la lectura e interpretación de textos multimodales.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49777
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