Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49661
Type: Artigo de Periódico
Title: Sistemas de Avaliação do Ensino Superior Brasileiro (SINAES): a participação dos estudantes
Title in English: Student participation in the Evaluation System of Brazilian Higher Education (SINAES)
Authors: Earp, Maria de Lourdes Sá
Betterncourt, Maria Beatriz Gomes
Lopes, Gracélia Nascimento Pereira
Keywords: Avaliação do ensino pelos estudantes;Políticas públicas educacionais;Ensino superior
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Aval
Citation: EARP, Maria de Lourdes Sá; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; LOPES, Gracélia Nascimento Pereira. Sistemas de Avaliação do Ensino Superior Brasileiro (SINAES): a participação dos estudantes. Revista Aval, Fortaleza, v. 2, n. 16, p. 46-63, jul./dez. 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo está baseado em pesquisa sobre a participação dos estudantes na avaliação do ensino no âmbito do SINAES. A investigação teve como objetivo conhecer como estudantes de instituições de ensino superior participaram no processo de avaliação institucional, pretendendo-se conhecer as circunstâncias e as representações que condicionaram as respostas dos estudantes aos questionários de avaliação. A metodologia qualitativa permitiu construir elementos de compreensão dos efeitos da política pública em questão, nomeadamente no que se refere aos objetivos de auto regulação das atividades de ensino e aprendizagem das instituições de ensino superior. Em função dos resultados, são feitas recomendações no sentido da institucionalização de uma cultura de avaliação formativa nas IES brasileiras.
Abstract: The starting point of this paper is a research about the student participation in the assessment of teaching, in SINAES. The qualitative methodology employed aims to unveil the circumstances in which students respond to the questionnaires as well as their reflective look at the institutional evaluation process. This methodology also allowed us to build elements of understanding the effects of the public policy in question, in particular regarding the impact on self-regulation of teaching and learning in higher education institutions. Recommendations are made to institutionalize a culture of formative evaluation in Brazilian IES.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49661
ISSN:  2176-9923
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_mlsearpmbgbettencourt.pdf223,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.