Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49602
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A avaliação orientada pela Teoria da Mudança: implicações, possibilidades e limitações
Autor(es): Fajardo, Julia Espinosa
Alonso, Óscar Franco
Palavras-chave: Avaliação de programas;Teoria da mudança;Critérios
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Aval
Citação: FAJARDO, Julia Espinosa; ALONSO, Óscar Franco. A avaliação orientada pela Teoria da Mudança: implicações, possibilidades e limitações. Revista Aval, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 122-137, jan./jun. 2019.
Resumo: Avaliação de programas e políticas públicas vem se desenvolvendo fortemente desde meados do século XX, e atualmente, coexistem várias abordagens teóricas e metodológicas. Este artigo reflete sobre a avaliação orientadapela teoria da mudança como uma abordagem avaliativa versus o modelo clássico baseado em critérios ou juízos somativos. Com base no desenhi da teoria da mudança do Programa Cidades Amigas da Criança do Comitê UNICEF-Espanhol, as implicações, potencialidade e limitações do uso desta abordagem na avaliação são exploradas. Especificamente, em contraste com o modelo clássico de critérios, refletimos sobre como avaliar a partir da teoria da mudança; para que é útil usar essa abordagem avaliativa; e para quem parece mais apropriada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49602
ISSN: 2176-9923
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_jefajardoofalonso.pdf4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.