Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49597
Title in Portuguese: Educação ambiental dialógica e cultura de paz: emancipação humana e transformação social em Paulo Freire
Author: Lima, Deyseane Maria Araújo
Figueiredo, João Batista de Albuquerque
Keywords: Cultura de paz
Educação ambiental
Educação Libertadora
Freire, Paulo, 1921-1997
Issue Date: 2012
Publisher: Edições UFC
Citation: LIMA, Deyseane Maria Araújo; FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Educação ambiental dialógica e cultura de paz: emancipação humana e transformação social em Paulo Freire. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 218-228.
Abstract in Portuguese: A educação popular é uma práxis educativa que se fundamenta na libertação dos(as) oprimidos(as) socialmente através da problematização da realidade vivenciada por eles e de facilitar momentos críticos em que pode ocorrer o aprofundamento da consciência. Tem como principal autor o brasileiro e nordestino Paulo Freire, que aprofundou as temáticas da dialogicidade, amorosidade, autonomia, práxis, Ser Mais, a politicidade, a esperança, a utopia, o círculo de cultura, a alfabetização, a problematização, a conscientização, as relações de opressão, a transformação social e a emancipação e o empoderamento humano, que são fundamentais para o conhecimento e desenvolvimento de seu paradigma educacional libertador. A Educação para a Paz, para Jares (2007), visa à resolução de conflitos de forma dialógica e não violenta. A paz é pensada como um posicionamento crítico frente à realidade e a amorosidade entre os seres humanos, além de ser uma possibilidade de aceitar, respeitar e conviver com a diversidade, baseado na justiça social, na valorização da vida humana e no cuidado com a natureza. A Educação Ambiental Dialógica (EAD), para Figueiredo (2007), tem como influência, na sua constituição, a Educação Ambiental Crítica (REIGOTA, 2004) e Educação Dialógica (FRElRE, 2005, 2009). A Educação Ambiental Crítica, para Reigota (2004), é um processo político que visa mudar as relações de opressão e as situações de opressão em nossa realidade. Esse compromisso está presente na EAD que preza pela democracia, direitos humanos, justiça social e dialogicidade para a resolução das problemáticas sociais e ambientais. A Educação Ambiental Dialógica, a Educação Libertadora Freireana e a Educação para a Paz têm como compromisso a emancipação humana e a transformação social em prol de um mundo eco-solidário e com justiça social. [...] O intuito do artigo é relacionar a Cultura de Paz e a Educação Ambiental Dialógica com a temática da emancipação humana e transformação social na Educação Libertadora de Paulo Freire.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49597
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-7282-530-6
Appears in Collections:DTPE - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_capliv_dmalimajbafigueiredo.pdf6,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.