Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49592
Title in Portuguese: Respostas críticas às demandas e usos governamentais das avaliações de impacto de políticas sociais
Author: Araújo, Edgilson Tavares de
Keywords: Avaliação
Tomada de decisão
Políticas Sociais
Usos da avaliação
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Aval
Citation: ARAÚJO, Edgilson Tavares de. Respostas críticas às demandas e usos governamentais das avaliações de impacto de políticas sociais. Revista Aval, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 66-79, jan./jun. 2019.
Abstract in Portuguese: Este texto traz reflexões sobre possíveis respostas crítica e contra-hegemônicas por avaliações de impacto em políticas sociais no Brasil, em tempos políticos sombrios de ascensão do conservadorismo. É feita uma revisão bibliográfica sobre os usos da avaliação e análises destas frente ao cenário governamental pós Golpes de 2016 no Brasil, com o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Os atores-avaliadores de políticas públicas devem atentar para mais dilemas que àqueles que comumente são enfrentados para atender as demandas avaliativas quantitativas e positivistas. É preciso questionar sobre como os juízos de valor argumentados para fazer usos políticos e técnicos em processos de tomada de decisão sobre políticas sociais devem ser criados, considerando para além da equação recursos-técnicas-timing, a dimensão ética-cívico-dialógica nos processos avaliativos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49592
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2176-9923
Appears in Collections:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_etaraujo.pdf3,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.