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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49521
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano |
Autor(es): | Sampaio, Daniela Dias Furlani Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de |
Palavras-chave: | Cultura de paz;Juventude - Pesquisa;Educação para a paz;Ambiente escolar |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | SAMPAIO, Daniela Dias Furlani; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Paz coletiva: a paz que querem jovens da Escola Joaquim Antônio Albano. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 38-54. |
Resumo: | Somos adeptas da ideia de que é responsabilidade coletiva divulgarmos ações exitosas e necessárias ao bem-estar coletivo em tempos atuais. Tais ações são iniciativas de prevenção à violência compreendidas como educação para a paz e interferem, de modo positivo, nos relacionamentos interpessoais, dentre eles os que perpassam a relação professor-aluno (JARES, 2007; MATOS,2007). No presente trabalho compartilhamos uma experiência de pesquisa junto a educadores e alunos da escola de ensino profissional Joaquim Antônio Albano, no Ceará, realizada no período de 2009 a 2012. Com o viés qualitativo de pesquisa, em que pretendemos entender a forma como os sujeitos estudados elaboravam o mundo que os cerca (GIBBS, 2009). Utilizamos trechos de entrevistas realizadas com os sujeitos investigados. Ressaltamos que no presente artigo iremos enfocar uma parte de um estudo maior sobre o programa de meditação coletiva "Fortaleza em Paz" na escola, a partir da visão de jovens. Para examinar de forma estruturada os discursos obtidos após a coleta de dados utilizamos da codificação (GIBBS, 2009) identificando passagens das expressões que se relacionavam com a temática da paz. Os relatos apontam reflexões a respeito da construção coletiva da paz. A escola Joaquim Antônio Albano adere a projetos educativos em prol da paz, sendo o programa "Fortaleza em Paz" o de meditação coletiva que se configura como uma dessas iniciativas. Nesse sentido, como instituição formadora, se compromete com a educação integral do aluno (YUS, 2002). Ressaltamos que, além da prática da meditação em si, o programa "Fortaleza em Paz" busca contribuir para a consolidação da Cultura de Paz, despertando a atenção e o compromisso dos alunos com essa cultura. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49521 |
ISBN: | 978-85-7282-530-6 |
Aparece nas coleções: | DFE - Capítulos de livro |
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