Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49515
Title in Portuguese: Efeitos de um programa de reabilitação de mobilidade pelo surf para pessoas com atraso no desenvolvimento locomotor
Author: Lucena, Yan Regis de
Silva, André Luiz Rodrigues
Silva, André Jorge de Mesquita
Chereguini, Paulo Augusto Costa
Keywords: Educação física
Surf
Reabilitação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: LUCENA, Yan Regis de et al. Efeitos de um programa de reabilitação de mobilidade pelo surf para pessoas com atraso no desenvolvimento locomotor. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: INTRODUÇÃO: Trata-se de um programa detalhado de reabilitação da mobilidade que, baseado na perspectiva metodológica da análise do comportamento, prevê o ensino particularizado de repertórios motores e sociais desejáveis através de passos pequenos até a independência da pessoa atendida. OBJETIVO: Em sua essência, o programa poderia ser aplicado em qualquer ambiente de atendimento, mas adiciona o fator motivacional de atendimento no contexto esportivo de movimentos do surf e de atividades no mar a fim estimular aos participantes um maior engajamento, mais motivação e adesão ao tratamento e potencializando ganhos em termos de qualidade de vida e de inclusão social/esportiva.METODOLOGIA: A utilização de procedimentos de ensino com exercícios físicos no planejamento do programa, baseados em evidências científicas, tais como esvanecimento, modelagem e análise de tarefa possibilitam controlar sutil e gradualmente o aumento de dificuldades apresentadas às pessoas atendidas. Por meio de tipos variados de auxilio nas tarefas reduz-se bastante a probabilidade de erros de execução dos movimentos, gerando maior confiança e motivação na execução das tarefas propostas. O componente praia, como contexto no programa de reabilitação, em vez do tradicional contexto hospitalar, permite ainda a projeção de possibilidades de reinserção social e esportiva à pessoa atendida em detrimento à desassociação do quadro patológico e de baixa auto-estima comumente vinculado à deficiência. CONCLUSÃO: A idéia de uma reabilitação utilizando como um contexto motivador e atraente realizada na praia permite aumentar tanto a expectativa de transformação social e aplicabilidade em contexto esportivo quando para a realização pessoal. Além disso, o ambiente agradável diminui a probabilidade de desistência e aumenta a possibilidade de maior engajamento do participante em tornar a sua reabilitação mais eficaz.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49515
metadata.dc.type: Guia
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_yrlucena.pdf49,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.