Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49506
Tipo: Resumo
Título: A rede da cidade: conexões para novas formas de participação cidadã
Autor(es): Meneses, Vítor Domício de
Cardoso, Daniel Ribeiro
Palavras-chave: Redes;Participação;Novos meios
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MENESES, Vítor Domício de; CARDOSO, Daniel Ribeiro. A rede da cidade: conexões para novas formas de participação cidadã. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Levando em consideração os conceitos apresentados por Ascher (2010) e por Castells (1999 e 2013), a cidade pode ser entendida como um conjunto de redes interconectadas, configurando um tecido complexo com relações em grande quantidade e de naturezas diferentes. Dessa forma, temos que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) influenciam de maneira evidente na forma de vida e nas relações da cidade. O impacto dos novos meios se dá, principalmente, sobre a comunicação que fornece a conectividade necessária para fortalecer as redes sociais existentes, proporcionando novos espaços de troca, participação e manifestação popular. Isto pode ser visto nos movimentos sociais contemporâneos, quase todos organizados e geridos através da internet e de novos meios. Em que medida os novos meios representam uma alternativa de participação efetiva no que concerne às discussões do planejamento urbano e aos eventos relativos à cidade? Com o objetivo de investigar as possibilidades de participação cidadã e os impactos dos novos meios nos processos de planejamento urbano participativo, esta pesquisa analisa três ferramentas de participação que utilizam os novos meios. Duas delas são de iniciativa popular (plataforma Nossas Cidades e PalmasLab) e uma de iniciativa da Prefeitura de Fortaleza (mapeamento colaborativo). Essas três ferramentas serão caracterizadas através dos parâmetros: Objetivos, Meios e ferramentas utilizados, Participação cidadã e atores sociais envolvidos. Para proceder a coleta de dados e análise, foi utilizado o recurso de entrevistas semiestruturadas e visitas técnicas. Todos os casos também foram analisados através do contato e utilização dos aplicativos e sites da internet relativos as suas ferramentas, para identificar as formas de uso, pontos positivos e negativos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49506
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_vdmeneses.pdf49,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.