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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49458
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O compromisso todos pela educação: projeto de educação da burguesia para os trabalhadores |
Título em inglês: | The all commitment for education: burguesia education project workers |
Autor(es): | Buczeck, Yohana Graziely de Oliveira Domingues, Analeia |
Palavras-chave: | Crise Estrutural;Educação;Todos pela Educação;Materialismo Histórico-Dialético |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica Arma da Crítica |
Citação: | BUCZECK, Yohana Graziely de Oliveira; DOMINGUES, Analeia. O compromisso todos pela educação: projeto de educação da burguesia para os trabalhadores. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 12, p.171-189, nov. 2019. |
Resumo: | A educação é um complexo social que cumpre função primordial na reprodução das relações sociais. Configura-se como um campo de constantes disputas na luta de classes. Nesse sentido, as parcerias entre o sistema público e o privado, representam a necessidade da burguesia de manter sob o controle a educação destinada aos filhos dos trabalhadores. O presente artigo tem como foco o Movimento intitulado Todos pela Educação e o projeto educacional oriundo deste movimento. O TPE como ficou conhecido, nada mais é do que o projeto da burguesia para a educação pública. Para entender como esse projeto foi organizado e o que ele pleiteia, buscamos compreender o contexto político, econômico e social em que foi produzido. Além do mais, buscamos apreender os interesses desses empresários da iniciativa privada pela educação pública brasileira e o que representa o Todos pela Educação na atual conjuntura política e econômica. Utilizamos como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético e autores que escrevem nessa perspectiva. |
Abstract: | The education is a social complex which fulfills the primordial function in the reproduction of the social relations. It is configured as a field of constant disputes in the class struggle. In this sense, the partnerships among public and private, represent the bourgeoisie’s necessity of keeping under control the education destined to the workers’ children. The present article has as focus the movement entitled Todos pela Educação (“All for the Education”) and the educational project native from this movement. The TPE, as it got known, is nothing greater than a bourgeoisie project for the public education. To understand how this project was organized and what it pleads, we sought to understand the political, economic and social context in which it was produced. Moreover, we sought to capture the interests from these businessmen related to the private initiative for the Brazilian public education and what represents the Todos pela Educação movement in the current political and economic conjuncture. We utilized as theoretical and methodological fundament the Historical-Dialectical Materialism and the authors who write in this perspective. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49458 |
ISSN: | 19844735 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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