Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49448
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Marx: dialética, trabalho e conhecimento
Autor(es): Castro, Vanessa Mariano de
Palavras-chave: Marx, Karl, 1818-1883;Dialética;Trabalho;Conhecimento
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citação: CASTRO, Vanessa Mariano de. Marx: dialética, trabalho e conhecimento. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 12, p.100-114, nov. 2019.
Resumo: A presente comunicação parte da investigação acerca das categorias dialética, trabalho e conhecimento, que perpassam a escrita de Karl Marx e posteriormente foram aprofundadas por meio das contribuições de seus intérpretes, bem como da relevância destas categorias para a compreensão da situação da classe trabalhadora. Deste modo, a base metodológica se enquadra numa perspectiva de cunho bibliográfico e se apoia no materialismo histórico-dialético para análise e interpretação dos dados. Ao discutir sobre as interfaces que se estabelecem entre o trabalho e o conhecimento com o auxílio da dialética para a apreensão do real é necessário destacar que dessa interconexão reverberam as aquisições e aperfeiçoamentos incorporados ontologicamente à espécie humana e que fundamentam o movimento de superação histórico processual, como parte do processo de humanização do ser social. O que torna necessário trazer ao debate as condições para fomento de uma nova realidade que por sua vez se valem das oportunidades nascidas das contradições que compõem a base de sustentação do modo de produção capitalista.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49448
ISSN: 19844735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_vmcastro.pdf328,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.