Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49431
Título: Estudos de comunicação no Ceará
Autor(es): Mesquita, João Vianney Campos de
Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de
Palavras-chave: Publicidade e propaganda
Meios de comunicação de massa (MCM)
Meios de comunicação no Ceará - História
Jornalismo no Ceará - História
Data do documento: 1985
Editor: Edições Agora
Citação: MESQUITA, João Vianney Campos de; CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. (orgs.).Estudos de comunicação no Ceará. Fortaleza, CE: Edições Agora, 1985. 156 p.
Resumo: Não foi inútil a luta pela criação do Curso de Jornalismo nos idos de 1966. Todos nós que fomos os quadros do movimento, estamos satisfeitos. Atualmente os veículos de comunicação do nosso Estado, notadamente de Fortaleza, estão constituídos de graduados saídos de suas salas de aulas. São herdeiros, então, da mesma família de profissionais e de professores ... Os frutos do Curso, entretanto, não se resumiram aos novos profissionais de nossa imprensa, rádio e televisão: o Curso hoje está com seu professorado quase todo composto de ex-alunos. Algo melhor do que isto? Atuam os ex-alunos do Curso também na área da produção científica: são os novos autores de obras especializadas em Comunicação. Com artigos, dão eles o testemunho da seriedade de seus estudos: Godofredo (agora também professor do Curso), Maria Elias, Ivonete, Erotilde, Vianney, Gilmar, Jesuíno podem ser lidos nas páginas de nossa Revista, outro pródigo rebento do trabalho dos pioneiros. E mais? Sim, agora eles entram em novo campo: produzem livros. O Luís Sérgio Santos abriu o caminho e os outros seguem a trilha: Gilmar e Vianney lançam este livro. [...] O trabalho conjunto de João Vianney Campos de Mesquita e Gilmar de Carvalho atende ao propósito apontado por G. S. Nobre em seu livro Introdução à história do jornalismo cearense: "fazer o levantamento da produção jornalística cearense". Através de uma pesquisa séria e aprofundada, os dois chegaram a um patamar digno de simpatia: no campo do jornalismo e da publicidade foi passada uma peneira e amanhã, os que Ihes seguirem as pegadas, terão meio caminho andado. Jornalismo e publicidade contemporâneos foram raspados pelos dois. São eles, então, modelares para as novas gerações. Mas não é apenas para o amanhã que este trabalho serve: para estudantes e estudiosos de comunicação de hoje, é fonte de informações de primeira qualidade. Escrito em estilo didático, é vivo e estimulante em muitos momentos, pela linguagem fácil, rápida e incisiva. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49431
Tipo: Livro
Aparece nas coleções:ICA - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1985_liv_jvcmesquitafgccarvalho.pdf108,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.