Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49419
Tipo: Artigo de Evento
Título: Personalismo, o discurso do “não político” e a estratégia da renovação: uma análise da comunicação eleitoral no facebook em casos de sucesso nas eleições de 2016
Autor(es): Rocha, Rafael
Palavras-chave: Comunicação;Eleições;Candidatura
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFPR
Citação: ROCHA, Rafael. Personalismo, o discurso do “não político” e a estratégia da renovação: uma análise da comunicação eleitoral no facebook em casos de sucesso nas eleições de 2016.In: ENCONTRO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO, 10.; 26-18. set. 2018. Curitiba (PR). Anais...Curitiba (PR): UFPR. 2018. p. 681-696
Resumo: As eleições municipais de 2016 foram marcadas por um fenômeno conhecido como o “não voto”, ou seja, a rejeição e insatisfação aos candidatos e partidos políticos demonstradas na quantidade de votos em branco, nulo e abstenções. Apesar do quadro alarmante, os períodos eleitorais tendem a ter seus destaques. Isso porque candidatos sem viés ideológico claros, fora do sistema político tradicional e com forte discurso de renovação política tornaram-se verdadeiros fenômenos eleitorais - tanto nas eleições para o executivo quanto no legislativo; como no caso dos prefeitos eleitos João Dória (PSDB), em São Paulo, e Alexandre Kalil (PHS), em Belo Horizonte; e dos vereadores supervotados Célio Studart (SD), em Fortaleza, e Jorge kajuru (PRP), em Goiânia. Sabendo que a internet vem se mostrando com uma potencial ferramenta nas disputas eleitorais, o presente trabalho pretende analisar as publicações nas fanpages do Facebook desses personagens durante a última semana do primeiro turno. Reconhecendo as diferenças na construção dessas candidaturas, o objetivo desta pesquisa é compreender quais foram estratégias e os elementos simbólicos acionados para catalisar afetos positivos em torno das narrativas construídas por estes atores eleitos com sucesso.A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo (AC) com abordagem qualitativa, baseada em Bardin (1997). Concluímos que os candidatos souberam utilizar de forma eficiente a retórica mudancista, mas também apostaram no personalismo e no discurso antipolítico, que acabam reforçando mais ainda a crise de representatividade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49419
ISSN: 2318-8588
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_rrocha.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.