Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49404
Title in Portuguese: Abuso sexual contra crianças: o papel do professor da educação infantil na identificação da criança vitimada
Author: Silva, Sebastiana Florentino da
Silva, Maria Kênia Firmino da
Loureiro, Marta Cavalcante Benevides
Viana, Tania Vicente
Keywords: Abuso sexual
Educação Infantil
Responsabilidade docente
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº9.394/96)
Issue Date: 2014
Publisher: Edições UFC
Citation: SILVA, Sebastiana Florentino da; SILVA, Maria Kênia Firmino da; LOUREIRO, Marta Cavalcante Benevides; VIANA, Tania Vicente. Abuso sexual contra crianças: o papel do professor da educação infantil na identificação da criança vitimada. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 277-292.
Abstract in Portuguese: A Educação Infantil compreende a primeira etapa da Educação Básica e está dividida em creche e pré-escola. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº9.394/96), a primeira atende crianças de 0 a 3 anos de idade e a segunda, crianças de 4 a 5 anos. Essa etapa educacional tem, por finalidade, proporcionar o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade (BRASIL, 2001). Para que esses objetivos sejam plenamente alcançados, os professores devem trabalhar de forma a estabelecer a integração entre o cuidar e o educar. Por isso, a relação entre professor da Educação Infantil e aluno deve ser, por excelência, bem próxima, permitindo-o conhecer o perfil do seu alunado. O convívio constante e diário possibilitará, ao professor, identificar quando seu aluno apresenta comportamentos diferentes do habitual, bem como indícios de estar sofrendo ou de ter sofrido abuso sexual. Para isso, é necessário que o professor tenha conhecimento sobre o tema em questão. Uma vez conhecidas as implicações, torna-se possível compreender a dor e os danos que o abuso sexual pode trazer às vítimas e, assim, assumir um papel que contribua para a proteção da infância (CERISARA,1999; SANTOS;XAVIER;NUNES, 2008). Este artigo se propõe a desenvolver uma reflexão sobre o tema "abuso sexual contra crianças", apresentando subsídios para que o professor possa identificar, em sala de aula, a criança vítima dessa violência. Será feita uma explanação sobre o assunto, no qual traremos o conceito de abuso sexual, os sinais apresentados pela criança vitimada, os mitos que envolvem o tema, as consequências a médio e longo prazo sofridas pelas vítimas, e o papel do profissional da Educação Infantil na identificação e notificação do abuso sexual, contribuindo para a quebra do pacto de silêncio que ronda o assunto (SANTOS; XAVIER; NUNES, 2008).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49404
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-7282-602-0
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_capliv_sfsilvamkfsilva.pdf9,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.