Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49351
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte
Autor(es): Bouty, Alessandra Marinho
Palavras-chave: Criação;Publicidade;Comunicação
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UNIFOR
Citação: BOUTY, Alessandra Marinho.Ouvindo imagens; ouso da música no processo criativo de conceitos visuais em direção de arte. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 9., 20 out.2017, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 2017
Resumo: No mercado publicitário, a criação de conceitos eficientes e persuasivos é a ferramenta primordial para o sucesso de uma campanha ou ação de comunicação. Aproximadamente desde meados dos anos 1990, peças publicitárias impressas vem sendo construídas predominantemente a partir de imagens com pouco ou nenhum texto, possivelmente com o objetivo de acompanhar a crescente aceleração na captura de informações pelo público-alvo das mensagens. Nessa criação imagética, a conceituação é pautada em técnicas de associação de ideias e geração de moodboards ou quadros conceituais de imagens que condensam a mensagem em uma única imagem. O presente relato traz, à luz das concepções do Gesto do Fazer de Vilém Flusser; de Criatividade e Processos Criativos de Fayga Ostrower e Cecília Almeida Salles e da Retórica Visual, de Gui Bonsiepe, a experiência da utilização de músicas como gatilho para o processo de conceituação visual em turmas de Criação Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49351
ISSN: 2179-4332
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_ambouty.pdf325,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.