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Title in Portuguese: Implicações psicossociais da pobreza na permanência de estudantes de universidades públicas do Ceará
Title: Psychosocial implications of poverty in the permanence of Ceará public universities students
Author: Abreu, Márcia Kelma de Alencar
Advisor(s): Ximenes, Verônica Morais
Keywords: Ensino superior
Estudantes universitários
Pobreza
Implicações Psicossociais
Issue Date: 2019
Citation: ABREU, Márcia Kelma de Alencar. Implicações psicossociais da pobreza na permanência de estudantes de Universidades públicas do Ceará. 2019. 271f.- Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Portuguese: As políticas de democratização no Ensino Superior público do Brasil, que culminaram a partir da Lei de Cotas em 2012, ampliaram as oportunidades de acesso aos grupos historicamente excluídos. Dessa forma, precisa-se compreender quais são os mecanismos de enfrentamento e fortalecimento que os alunos pobres vêm empreendendo na superação das adversidades e opressões, ao considerar que, apesar delas, conseguem manter um rendimento satisfatório. O objetivo geral desta tese consiste em analisar como as implicações psicossociais da pobreza impactam na permanência dos estudantes. A investigação foi realizada em duas universidades cearenses, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Regional do Cariri (URCA). Empregou-se abordagem de pesquisa mista. Na etapa quantitativa, constituiu-se amostra de 251 sujeitos, e utilizou-se questionários on line, cujos dados foram analisados com estatísticas descritivas, análises de variância e modelos de regressão com o auxílio do software SPSS. Na etapa qualitativa, participaram 8 estudantes das duas instituições por meio de entrevistas semiestruturadas. Avaliaram-se as informações qualitativas através da análise de conteúdo com o auxílio do software ATLAS ti 5.2. A amostra quantitativa foi composta por estudantes de diversos cursos, sendo 64% do sexo feminino; 80% jovens entre 18 e 23 anos, 91%; egressos de escola pública, 65%; com renda familiar mensal situada entre 1 e 2 salários mínimos. Os sujeitos entrevistados pertencem aos cursos de Engenharia da Computação, Medicina, Psicologia e Administração da UFC e Pedagogia, Direito, Enfermagem e Engenharia de Produção da URCA. Os resultados revelam que as assimetrias educacionais e sociais, impulsionadas pela ideologia meritocrática, fazem emergir o desempenho acadêmico como foco. Verificou-se que a insatisfação com o rendimento sugere maiores níveis de vivências de discriminação cotidiana, menores níveis de equilíbrio emocional e maior Índice de Pobreza Multidimensional (nas dimensões habitação, saúde e aspectos subjetivos). Conclui-se que as políticas assistenciais estudantis respondem às principais demandas dos estudantes, como o fornecimento das bolsas remuneradas e benefícios, o que possibilita a sobrevivência dos assistidos. No entanto, estas políticas não abrangem as necessidades materiais de todos, pois alguns são excluídos a partir dos critérios dos Programas. As dimensões subjetivas, culturais e pedagógicas não são satisfatoriamente trabalhadas, pois a assistência focaliza na materialidade da permanência. Identificou-se que estudantes mais pobres vivenciam mais discriminação cotidiana, percebem menos suporte social e têm piores índices de equilíbrio emocional. Nas vivências discriminatórias, intersectam-se motivos atravessados pela pobreza, como raça, gênero, aparência física, nível sócio econômico, orientação sexual, ser cotista, rendimento acadêmico. Identificou-se que o equilíbrio emocional é abalado pelas vivências de discriminação, em um contexto de assimetrias e fronteiras, deflagrador de mecanismos opressores, vergonha e humilhação. Identificou-se como mecanismos de enfrentamento: o suporte social; as estratégias coletivas (asserção, enfrentamento, cooperação e polarização); e as estratégias individuais (invisibilidade, desempenho acadêmico, participação em outros espaços formativos). Conclui-se que dar visibilidade à temática da pobreza e suas implicações psicossociais faz-se fundamental para tensionar o campo de forças que sustenta as desigualdades e assimetrias no meio acadêmico, possibilitando a permanência efetiva dos estudantes pobres e cotistas, que nele buscam o seu direito de pertencer e permanecer.
Abstract: The democratization policies in public higher education in Brazil, which culminated from the Quota Law in 2012, expanded the opportunities for access to historically excluded groups. Thus, it is necessary to understand what are the coping strategies and the strengthening mechanisms that poor students have been undertaking in overcoming adversities and experiences of oppression, considering that, despite them, they manage to maintain a satisfactory performance. The general objective of this thesis is to analyze how the psychosocial implications of poverty impact on the permanence of students. The research was carried out in two universities of Ceará, Federal University of Ceará (UFC) and Regional University of Cariri (URCA). A mixed research approach was used. In the quantitative stage, a sample of 251 subjects was constituted and online questionnaires were used, whose data were analyzed with descriptive statistics, analyses of variance and regression models, with the aid of SPSS software. In the qualitative stage, 8 students from both institutions participated through semi-structured interviews. Qualitative information was evaluated through analyses content with the aid of ATLAS ti 5.2 software. The quantitative sample was composed of students from several majors, 64% womans; 80% young people between 18 and 23 years, 91%; graduates of public schools, 65%; with monthly family income situated between 1 and 2 Brazilian minimum wages. The subjects interviewed belong to the Computer Engineering, Medicine, Psychology and Administration majors of UFC and Pedagogy, Law, Nursing and Production Engineering majors of URCA. The results reveal that educational and social asymmetries, directed by meritocratic ideology, make academic performance emerge as a focus. It was found that dissatisfaction with performance academic suggests higher levels of daily discrimination, lower levels of emotional balance and higher Multidimensional Poverty Index (in the dimensions of housing, health and subjective aspects). It is concluded that the student welfare policies respond to the main demands of students, such as the provision of paid scholarships and benefits, which enables the survival of those assisted. However, these policies do not cover the material needs of all, since some are excluded from the criteria of the Programs. The subjective, cultural and pedagogical dimensions are not satisfactorily addressed, since the assistance focuses on the materiality of the permanence. It was identified that poorer students experience more daily discrimination, perceive less social support and have worse rates of emotional balance. Discriminatory experiences intersect motives crossed by poverty, such as race, gender, physical appearance, socioeconomic level, sexual orientation, being a quota holder, and academic performance. It was identified that the emotional balance is shaken by experiences of discrimination, in a context of asymmetries and boundaries, triggering oppressive mechanisms, shame and humiliation. It was identified as coping mechanisms: social support; collective strategies (assertion, coping, cooperation and polarization); and individual strategies (invisibility, academic performance, participation in other training spaces). We conclude that giving visibility to the theme of poverty and its psychosocial implications is fundamental to tension the force field that sustains inequalities and asymmetries in the academic environment, enabling the effective permanence of poor and quota holders students, who seek their right to belong and remain in it.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49108
metadata.dc.type: Tese
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