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Tipo: Tese
Título: Percepção ambiental dos discentes e docentes do Colégio de Aplicaçao de Boa Vista – Roraima quanto aos aspectos e problemas geoambientais das apps do Igarapé do Frasco
Título em inglês: Environmental perception of "Colégio de Aplicação" students and teachers (Boa Vista's lab school) regarding to geoenvironmental aspects and problems of Frasco Stream Permanent Preservation Areas.
Autor(es): Silva, Carmem Lúcia Rosa da
Orientador: Zanella, Maria Elisa
Palavras-chave: Igarapé do Frasco;Geografia ensinada;Percepção ambiental
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Carmem Lúcia Rosa da. Percepção ambiental dos discentes e docentes do Colégio de Aplicaçao de Boa Vista – Roraima quanto aos aspectos e problemas geoambientais das apps do Igarapé do Frasco. 2019. 223 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza, 2019.
Resumo: A história da formação da cidade de Boa Vista, evidencia que os problemas ambientais estão condicionados a forma como se deu a expansão territorial urbana. Durante esse processo, Boa Vista, se estendeu em direção aos lagos e igarapés, agregou suas áreas de proteção permanentes (APPs), impactando-as consideravelmente. Logo, o entendimento do problema, é um dos caminhos para a busca de soluções e carece da percepção e da compreensão global quanto a realidade do espaço vivido por todos. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa consiste em analisar a percepção ambiental dos discentes e docentes quantos aos aspectos e problemas geoambientais das APPs do igarapé do Frasco, relacionando os resultados, ao papel do ensino da geografia. Perante o contexto, aparece o igarapé do Frasco, recorte do espaço urbano de Boa Vista, como lugar de experiência com o espaço vivido para os discentes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação poder observar e analisar os impactos e problemas ambientais das áreas de APP, na intenção da percepção da realidade local. O desenvolvimento desta tese envolveu na metodologia, questionários para a coleta de dados sobre a percepção dos docentes quanto a realidade ambiental urbana, questionários e Turismo Geoeducativo que propôs aos discentes uma prática de diálogo com os lugares, e a interação com os elementos atrativos e repulsivos, reconhecendo a paisagem como formação da interação socioambiental, onde os discentes, além de estudar o campo realizaram entrevistas com os moradores locais. A análise dos dados coletados se baseou na percepção geográfica humanista e fenomenológica, considerando que as características do lugar, vão além dos elementos naturais, que, a existência humana e a realidade se integram sobre a Terra, ou seja, é realidade de um mesmo ambiente. Ao término do processo perceptivo desenvolvido com os discentes, concluiu-se que a percepção dos aspectos e problemas geoambientais dos estudantes até então, se baseava na generalização dos conhecimentos adquiridos, e que estimulada numa abordagem com o espaço vivido, na interação com todos os fenômenos, principalmente com os moradores do lugar, se ampliou na perspectiva do entendimento da realidade, e veio confirmar a importância da Geografia Ensinada envolver a base científica ao mundo humanizado.
Abstract: The history of Boa Vista city creation shows that environmental problems are influenced by the way in which territorial expansion occurred. During this process, Boa Vista spread towards lakes and streams, incorporated its permanent preservation areas (PPA), impacting them considerably. Therefore, the understanding of the problem is one of the ways to search for solutions and it requires the perception and global understanding regarding the reality of the space inhabited by all. In this perspective, the objective of this research is to analyze the environmental perception of students and teachers in relation to the geoenvironmental aspects and problems of the PPA of the Frasco stream, relating the results to the role of geography teaching. In this context, the Frasco stream, a part of the urban space in Boa Vista, stands out as a place of experience with the lived space for the high school students of the Colégio de Aplicação to observe and analyze the environmental impacts and problems of areas of PPA so as to be able to perceive local reality. The methodological approach of this research consisted of questionnaires for the data collection on the perception of teachers regarding urban environmental reality, questionnaires and geoeducational tourism that proposed to students a practice of dialogue with the places, and the interaction with attractive and repulsive elements, recognizing the landscape as a creation of socio-environmental interaction, in which students, besides studying the field, conducted interviews with local residents. The analysis of the collected data was based on the humanistic and phenomenological geographical perception, since the characteristics of the place go beyond the natural elements, and existence and reality integrate on Earth, that is, it is the reality of a same environment. At the end of the perceptual process developed with the students, we concluded that the perception of the geoenvironmental aspects and problems of the students until that moment was based on the generalization of the acquired knowledge and, when that perception was stimulated in an approach with the lived space, in the interaction with all phenomena, especially with the residents of the place, there was an expansion in understanding reality, what confirmed the importance of Taught Geography connecting the scientific basis to the humanized world.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49089
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