Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49067
Title in Portuguese: Elementos de identidade jornalística em autonarrativas de grupos de produção de jornalismo independente em plataformas digitais
Author: Almeida Filho, Edgard Patrício de
Lima, Raphaelle Christine Batista de
Keywords: Jornalismo
Identidade
Autonarrativa
Issue Date: 2017
Publisher: ECA/USP
Citation: ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de; LIMA, Raphaelle Christine Batista de. Elementos de identidade jornalística em autonarrativas de grupos de produção de jornalismo independente em plataformas digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 17., 8-10 nov. 2017, São Paulo(SP). Anais... São Paulo (SP): ECA/USP (UFG), 2017.
Abstract in Portuguese: Diante das transformações do capitalismo, o jornalismo também sofre alterações (CHARRON e BONVILLE, 2016). Uma dessas mudanças é o fortalecimento do jornalismo independente (REIS, 2017). Fonseca e Kuhn (2009) chamam a atenção para o impacto das mudanças no jornalismo na identidade jornalística. O objetivo deste trabalho é analisar os elementos de identidade jornalística presentes nas autonarrativas de grupos de produção de jornalismo independente em plataformas digitais. Com base na etnografia virtual (HINE, 2004) e na análise do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), percorremos o texto que aparece nas abas 'quem somos' e ‘sobre’ de 11 (onze) grupos de jornalistas que se autodeclaram como independentes e disseminam suas produções em plataformas digitais. A análise tenta responder como as novas práticas profissionais reorientam os conceitos de jornalismo e jornalistas para esses grupos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49067
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN: 2316-7564
Appears in Collections:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_eve_epalmeidafilho.pdf737,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.