Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49026
Título: Comunicação e conhecimento interdisciplinar
Autor(es): Mesquita, João Vianney Campos de
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Comunicação
Conhecimento interdisciplinar
Didática
Data do documento: 1986
Editor: Revista de Comunicação Social
Citação: MESQUITA, João Vianney Campos de. Comunicação e conhecimento interdisciplinar. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 16, ns. 1/2, p. 87-93, jan./dez. 1986.
Resumo: Há, pelo menos, duas questões a se discutir - quanto mais amiúde, melhor - com respeito ao relacionamento interdisciplinar. Primeiro, cumpre evidenciar a importância que modernamente assumem a horizontalidade e as "grandes conexões" da ciência. É que estão redimensionados os limites, o princípio/fim de cada um dos ramos do conhecimento. Isto é, pensamos não mais existir aquela departamentalização didática rigorosa dos diversos campos disciplinares. A ciência parece estar se reencaminhando para convergir até a Filosofia, de onde, aliás, divergiu, há tempos bastante passados. Estão desaparecendo os segmentos e sendo obedecida a reta inteira, numa constante relação de interdependência, para o exercício dos diversos momentos da investigação. Em 1932, JASPERS, com base em LAHR, dizia não existir o saber particular. Conforme a velha e sempre respeitada Escolástica, é impossível individualizar tudo, reunindo pormenores e circunstâncias: non datur scientia de individuo.[...]O outro ponto, crucial e indescartável, situa-se na necessidade de se conceber, não sem perigo de erro, um universo vocabular próprio para cada saber. Em vista disso é que, não apenas o posicionamento ante a obrigatoriedade do intercâmbio disciplinar deve ser mais refletido, senão também tem de ser revigorado o processo sistemático de adequação e, até, de criação dos léxicos. Mesmo com o risco do confronto e da inadequação da linguagem emprestada, do tomador com o credor, o desenvolvimento teórico e prático da procura científica precisa ser incansavelmente debatido. Por conseguinte, estas questões são postas em circulação entre os estudantes, a fim de que tenham o ensejo de levantar dúvidas e sugerir para enriquecimento do tema[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49026
Tipo: Artigo de Periódico
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_jvcmesquita.pdf5,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.