Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49004
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O terminal de ônibus heterotópico a partir da relação com vendedores ambulantes
Autor(es): Batista, Rosana Roseo
Palavras-chave: Sociedade;Vendedores ambulantes;Fortaleza (CE) - Vendedores ambulantes
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Editora FI
Citação: BATISTA, Rosana Roseo. O terminal de ônibus heterotópico a partir da relação com vendedores ambulantes. In: PARODE, Fabio Pezzi; JERÔNIMO, Francisco Rafael Mesquita; ZAPATA, Maximiliano Oscar (orgs). Semiótica da diversidade: devires minoritários e linhas de fuga. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. p. 169-184.
Resumo: Antes que iniciemos uma discussão a respeito da relação que os vendedores ambulantes têm com os terminais de ônibus de Fortaleza e de como esta convivência altera a noção do que representa esse espaço, faremos um breve apanhado dos conceitos de utopia e heterotopia propostos pelo filósofo Michel Foucault, em 14 de março de 1967, em uma conferência no Cercle d’Études Architecturales2. Nessa ocasião, o autor afirmou que vivemos em espaços heterogêneos, onde são as relações, mais do que a disposição de indivíduos e coisas num ambiente, que delineiam os lugares (FOUCAULT, 1986).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49004
ISBN: 978-85-5696-692-6
Aparece nas coleções:PPGCOM - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_rrbatista.pdf234,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.