Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4894
Tipo: | Dissertação |
Título: | Caracterização mecânica de misturas asfálticas recicladas a quente |
Título em inglês: | Mechanistic characterization of recycled hot asphalt mixtures |
Autor(es): | Lima, André Theophilo |
Orientador: | Soares, Jorge Barbosa |
Palavras-chave: | Transportes;Misturas de emulsão asfáltica;Caracterização mecânica;Reaproveitamento |
Data do documento: | 2003 |
Citação: | LIMA, A. T. Caracterização Mecânica de Misturas Asfálticas Recicladas a Quente. 2003. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003. |
Resumo: | A reciclagem de revestimentos asfálticos é uma técnica efetiva e inovadora que vem sendo utilizada para renovar o pavimento. Este trabalho trata do comportamento mecânico em laboratório de misturas asfálticas recicladas e usinadas a quente. O método de dosagem utilizado foi o adotado pelo Asphalt Institute, tendo sido usado um ligante produzido pela PETROBRAS, oriundo do petróleo Bachaquero. Para a caracterização do ligante asfáltico novo, do ligante extraído/recuperado do revestimento fresado, foram utilizados os ensaios tradicionais baseados na penetração e viscosidade, e as especificações SUPERPAVE (SUperior PERformance asphalt PAVEments) desenvolvidas pelo programa SHRP (Strategic Highway Research Program). Este método representa um sistema aperfeiçoado para especificações de ligantes e agregados, para projeto e análise de misturas betuminosas e ainda para a previsão do desempenho de pavimentos. As misturas asfálticas foram dosadas sem a adição de material fresado, e com 10, 30 e 50% de adição de material fresado proveniente da Av. Eng. Santana Júnior em Fortaleza. Utilizou-se um agente rejuvenescedor para as misturas recicladas a base de petróleo, produzido pela LUBNOR conhecido comercialmente como AR-75. As misturas asfálticas recicladas tiveram as propriedades mecânicas; módulo de resiliência, resistência à tração e vida de fadiga determinadas em laboratório. |
Abstract: | Asphaltic pavement recycling is an effective and innovative technique that has been used for pavement restoration. The present work investigates the mechanical behavior of recycled hot asphaltic mixtures. The mixture design procedure used was the one adopted by the Asphalt Institute. The new binder was produced by PETROBRAS from the Venezuelan crude Bachaquero. For the characterization of both the new binder and the binder extracted and recovered from the recycled mixture, conventional tests such as penetration and viscosity were performed. These tests were performed along with the tests associated with the SUPERPAVE (Superior Performance Asphalt Pavements) specifications developed by the SHRP (Strategic Highway Research Program), an enhanced specification system for binders, aggregates, and mixture design based on pavement performance. Four different asphalt mixtures were analyzed in the study: without recycled material, with 10, 30 and 50% of recycled material from Washington Soares Avenue in Fortaleza. It was utilized a recycling agent (AR-75), produced by LUBNOR from a petroleum crude. The mixture mechanical properties determined in the laboratory were tensile strength, resilient modulus and fatigue life. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4894 |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_dis_atlima.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.