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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4890
Tipo: | Dissertação |
Título: | Volume horário de projeto para as rodovias estaduais do Ceará : análise e contribuição |
Título em inglês: | Design hourly volume for the state roadways of Ceará: analysis and contribution |
Autor(es): | Gomes, Marcos José Timbó Lima |
Orientador: | Moreira, Maria Elisabeth Pinheiro |
Palavras-chave: | Transportes;Planejamento rodoviário;Transportes - Custos |
Data do documento: | 2004 |
Citação: | GOMES, M. J. T. L. Volume horário de projeto para as rodovias estaduais do Ceará : análise e contribuição. 2004. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004. |
Resumo: | Os elevados custos das obras rodoviárias, a escassez de recursos, bem como a preocupação fiscal das finanças públicas, justificam a necessidade de estudos criteriosos de planejamento, operação e controle. Entre os diversos fatores de importância fundamental nos estudos rodoviários está a determinação do Volume Horário de Projeto (VHP). Esse parâmetro é tradicionalmente obtido pelas curvas da enésima hora e, apesar de fundamentado em suposições pouco consistentes, continua sendo a base para o dimensionamento de novas rodovias ou de melhorias de rodovias já existentes. Este trabalho apresenta uma metodologia sistematizada como alternativa ao tradicional volume da trigésima hora para a escolha do VHP nas rodovias estaduais do Ceará, em que são utilizados dado s de tráfego coletados de 12 postos de contagem contínua. O método proposto enfatiza a necessidade de considerações econômicas e orientadas ao usuário. Nesse caso, tem-se, como critério de decisão para projetar, o percentual de veículos que durante a vida útil da rodovia não sofrerão congestionamento e que terão um nível de serviço melhor ou igual ao projetado. Portanto, a decisão para a construção ou a para a realização de melhorias de uma rodovia deve ser justificada quando os custos do percentual de veículos que sofrem congestionamento for considerado inaceitavelmente grande para o órgão rodoviário. Embora a análise realizada possua limitações , o trabalho apresenta uma contribuição ao desenvolvimento de uma metodologia para a determinação do VHP que pode substituir conceitos tradicionais, como também criar uma base sólida para pesquisas adicionais da variação do volume de tráfego nas rodovias estaduais do Ceará. |
Abstract: | High costs associate d with roadway construction have justified the necessity of conducting high-quality studies of transportation planning, operation, and control. Among the most important factors involved in roadway studies is the Design Hourly Volume (DHV). This parameter is usually obtained from curves hourly and although it is based on not much consistent assumptions, it has been used for dimensioning new roadways as well as for improving existing facilities. This research presents an alternative methodology to the traditional 30th - hour volume method used to obtain the DHV in State Roadways of Ceará by using data collected from 12 permanent traffic count stations. The proposed methodology emphasizes the necessity of considering economic factors oriented to the users. In this case, the decision criterion used is the percent of vehicles that, during the roadway life, will not face congestion and will encounter a level of service (LOS) better or equal to the LOS specified in the project. Therefore, the decision of constructing or improving a roadway will be justified when the costs related to the vehicles facing congestion are higher than the acceptable by the decision makers. Although the conducted analysis has limitations, this work is believed to contribute to the development of a new methodology to determine DHV that might substitute traditional concepts and methods, as well as support future research on traffic volume variation in State roadways in Ceará. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4890 |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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