Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48896
Tipo: Resumo
Título: A palavra em cena: estudo acerca da representação do poder da palavra em nuvens e aves de Aristófanes
Autor(es): Almeida, Solange Maria Soares de
Pompeu, Ana Maria César
Palavras-chave: Persuasão;Comédia Ática;Teatro antigo
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALMEIDA, Solange Maria Soares de; POMPEU, Ana Maria César. A palavra em cena: estudo acerca da representação do poder da palavra em nuvens e aves de Aristófanes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Fundamentada na Literatura Comparada, especificamente, na interseção entre Teatro e Literatura, esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos da persuasão nas peças Nuvens e Aves, do comediógrafo Aristófanes. Um elemento que norteia o drama será privilegiado: a palavra, ou melhor, o poder da palavra. As duas peças selecionadas como corpus deste estudo trazem, junto aos seus textos literários, especificidades que auxiliarão a busca desse elemento: são as rubricas ou didascálias. Por ser esta pesquisa de natureza qualitativa, privilegia-se a interpretação dos resultados, não a sua mensuração. Desta feita, serão analisados: os elementos cênicos utilizados para representar o poder da palavra; a imagem ou a ideia desse poder levada à cena teatral; a forma através da qual a palavra surgiria materializada no palco e quais metáforas a representariam. Outro objetivo será relacionar o Alcibíades “histórico” encontrado em Platão, Xenofonte e Plutarco aos personagens Pisetero/Bom de Lábia e Fidípides, de Aristófanes. Alcibíades seria a personalidade perfeita a ser retratada nestas duas comédias aristofânicas por seu forte poder de persuasão. Apesar de estarem os resultados desta pesquisa ainda sem conclusão, já é possível perceber que há uma intrínseca relação entre o texto literário e a atuação cênica, e que, de forma alguma, é concebível dizer que um ou o outro é a parte mais importante do drama. Desta forma, para uma investigação completa sobre o poder da palavra, nessas peças de Aristófanes, será necessário que haja uma comunhão entre literatura e teatro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48896
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_smsalmeida.pdf48,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.