Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48892
Tipo: Resumo
Título: O personal trainer e a sua importância quanto à do indivíduo ao treinamento
Autor(es): Magalhães, Saulo Chaves
Nepomuceno, Léo Barbosa
Palavras-chave: Atividade física;Motivação;Aderência
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MAGALHÃES, Saulo Chaves; NEPOMUCENO, Leo Barbosa. O personal trainer e a sua importância quanto à do indivíduo ao treinamento. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Introdução: Os motivos relacionados a aspectos sociais não são sempre os mais indicados como mais importantes para a permanência da prática da atividade física, mas para alguns sujeitos podem ser cruciais. O início da prática de qualquer tipo de atividade física depende de um estímulo e incentivo, mas muitas vezes essa responsabilidade é negligenciada por parte dos profissionais. Objetivo: Entender qual a dimensão e importância do fator motivacional no papel do Personal Trainer quanto à aderência ao treinamento personalizado de indivíduos não-treinados de uma academia de Fortaleza. Metodologia: A pesquisa possuiu caráter qualitativo-descritivo. Foram entrevistados 4 sujeitos: 2 alunos e 2 profissionais, de uma academia do bairro Meireles, na cidade de Fortaleza, Ceará. Os dados foram obtidos através de entrevistas pré-elaboradas e semiestruturadas, em 6 perguntas relacionadas ao objeto investigado. Resultados: Foi observada a predominante percepção de que o papel motivador do Personal Trainer é crucial para a aderência ao treinamento e um dos principais fatores que levam os indivíduos a contratar esse serviço, indo além da capacitação técnica profissional com relação às ciências específicas do treinamento. Ficou clara a expectativa frustrada quanto ao papel motivador dos profissionais, relatando-se como outros profissionais podem até ser bons em direcionar a obtenção de resultados e ter bom embasamento científico para isso, mas não sabem como promover uma motivação que os faça aderir ao hábito do treinamento. Conclusão: Sugere-se então, com este estudo, uma postura profissional mais humanizada, fundamentando-se em características próprias de cada cliente, junta a uma atuação baseada também na necessidade de planejamento, execução e avaliação de programas que levem em consideração a complexidade que envolve a vida, as expectativas, as carências, ou seja, os aspectos sociais, psicológicos e afetivos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48892
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_scmagalhaes.pdf49,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.