Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48862
Title in Portuguese: Diagnósticos psiquiátricos, enquadramentos e medicalização do sofrimento: um estudo em psicologia social crítica a partir de narrativas de história de vida
Author: Holanda, Renata Bessa
Lima, Aluísio Ferreira de
Keywords: Psicologia social crítica
Sofrimento mental
Diagnósticos
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: HOLANDA, Renata Bessa; LIMA, Aluísio Ferreira de. Diagnósticos psiquiátricos, enquadramentos e medicalização do sofrimento: um estudo em psicologia social crítica a partir de narrativas de história de vida. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: O objetivo desse trabalho é compreender, partindo de narrativas de história de vida de pessoas que residem em Fortaleza – Ceará, as implicações do diagnóstico psiquiátrico e a consequente medicalização para as metamorfoses da identidade de sujeitos que viveram ou vivem experiências concernentes ao sofrimento mental. Como marco teórico, este estudo traz como base autores das chamadas Teorias Críticas contemporâneas, articulados aos estudos sobre identidade (entendida enquanto metamorfose) e reconhecimento. A abordagem metodológica de nossa escolha é ancorada nas narrativas de história de vida, de modo a permitir compreender os modos como se constroem as identidades e os processos de reconhecimento, articulando a Psicologia Social, pesquisa de identidade e ação política. A escolha dos indivíduos será realizada considerando os diferentes modos de organização e manutenção de suas vidas a partir dos diagnósticos psiquiátricos, podendo ter eles frequentado ou não serviços especializados de assistência em saúde mental. Busca-se, portanto, evidenciar a forma como os sujeitos vivem as metamorfoses de suas identidades, como se dão seus processos de lutas por reconhecimento e de que forma os diagnósticos psiquiátricos e os enquadramentos que produzem impactam esses processos, lançando possibilidades sobre como a articulação entre Psicologia Social, as narrativas de história de vida e outras possibilidades de cuidado podem intervir nesta realidade, visando à promoção de uma vida mais digna e autônoma no que diz respeito à formação social, política e emancipatória dos sujeitos. Acredita-se, por conseguinte, que a realização da pesquisa possibilitará uma melhor compreensão sobre como os sujeitos lidam com os processos de estigmatização, medicalização, preconceito e violência no que concerne às práticas que se propõem cuidar do sofrimento psíquico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48862
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_rbholanda.pdf49,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.