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Tipo: Resumo
Título: Em busca de uma avaliação livre de traumas: a relação entre medo e ansiedade na avaliação da aprendizagem de alunos de curso de pedagogia em Fortaleza-Ce
Autor(es): Barbosa, Priscilla Mazzucco Borba
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Ansiedade/medo;Ensino superior;Avaliação da aprendizagem
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BARBOSA, Priscilla Mazzucco Borba; VIANA, Tania Vicente. Em busca de uma avaliação livre de traumas: a relação entre medo e ansiedade na avaliação da aprendizagem de alunos de curso de pedagogia em Fortaleza-Ce. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo investigar a presença de indícios de medo e/ou ansiedade diretamente relacionados às práticas de avaliação da aprendizagem em alunos de turnos noturno e diurno do curso de Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da rede pública da cidade de Fortaleza-CE. A experiência avaliativa pessoal do aluno do Curso de Pedagogia em sua formação básica para o exercício da docência é condição essencial para renovar a prática avaliativa, marcada historicamente pelos estados emocionais de temor e ansiedade gerados pela Pedagogia Tradicional. Este estudo se fundamenta nas ideias de Luckesi (2005a, 2005b), Depresbiteris (20009), Guba e Lincoln (2011), Hadji (2001), Vianna (2000, 2005), dentre outros. A fundamentação teórica perpassa os primórdios da avaliação educacional, apresentando cada uma das cinco gerações, além de apresentar as principais tendências pedagógicas presentes na sala de aula, o legado da avaliação educacional brasileira, os temores históricos que são associados ao exame e apresenta questões relacionadas ao transtorno de ansiedade e ao medo relacionados ao momento da avaliação da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa são os alunos do primeiro, quarto e oitavo semestres diurno e do primeiro, quarto e sétimo semestre noturno. Também são submetidos à pesquisa os professores das disciplinas nas quais os questionários serão aplicados e os coordenadores do período diurno e noturno.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48853
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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