Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48845
Title in Portuguese: Construção de questionário com base na escala de Likert para avaliação dos impactos de parques eólicos em comunidades tradicionais
Author: Leite, Nicolly Santos
Souza, Wallason Farias de
Silva, Edson Vicente da
Brannstrom, Christian
Caetano, Adryane Gorayeb Nogueira
Keywords: Escala de Likert
Energia eólica
Percepção
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: LEITE, Nicolly Santos et al. Construção de questionário com base na escala de Likert para avaliação dos impactos de parques eólicos em comunidades tradicionais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: Os impactos socioambientais da implantação de parques eólicos no litoral cearense é objeto de estudo de pesquisadores como Meireles et al. (2013), Oliveira (2014), Gorayeb e Brannstrom (2016) por meio de uma perspectiva qualitativa, cabendo às também comunidades participarem deste contexto científico como porta-vozes das alterações na dinâmica do meio físico-ambiental local que comprometem o modo de vida. Nesse sentido, tais sujeitos são fundamentais na reflexão das influências de parques eólicos. Partindo deste pensamento buscou-se elaborar um questionário com base na escala de Likert, a fim de mensurar a percepção das comunidades atingidas pela energia eólica no litoral cearense. Adotou-se como fundamentação teórica o trabalho de Walker, Baxter e Ouellette (2014, 2015) sobre usinas eólicas em comunidades do Canadá. Assim, o questionário foi construído com afirmações propostas por Walker, Baxter e Ouellette (2014), contudo foi adaptado à realidade local por meio da realização de reuniões previas nas comunidades de Tatajuba e Amarelas (ambas em Camocim) e Assentamento maceió (Itapipoca). O questionário é composto por itens que apresentam uma possibilidade de pontuação em cinco níveis, que variam em modo decrescente de aceitação. As afirmações são distribuídas de acordo com os seguintes assuntos: (i) dados gerais dos entrevistados e localização da residência; (ii) opinião sobre os parques eólicos (apoio ao projeto de energia eólica); (iii) processo político de implantação dos parques eólicos (confiança em agentes públicos para a resolução de problemas e fornecimento de informações); (iv) distribuição dos benefícios e problemas (problemas ambientais, conflitos, etc.). Por meio da posterior aplicação e pontuação inferida pelo entrevistado para cada afirmativa tornar-se-á possível comparar itens, indivíduos e grupos e mensurar o nível de concordância quanto ao processo de implantação e suas consequências.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48845
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_nsleite.pdf51,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.