Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48802
Tipo: Resumo
Título: A via do ofício como caminho de saúde no trabalho
Autor(es): Brito, Mariana Aguiar Alcântara de
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Palavras-chave: Campo da saúde do trabalhador;Psicologia do trabalho;Clínica da atividade
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BRITO, Mariana Aguiar Alcântara de; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. A via do ofício como caminho de saúde no trabalho. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Este artigo objetiva investigar as possíveis vias de saúde no trabalho; discutir a categoria ofício e suas dimensões e articular a relação do ofício com a saúde do trabalhador. Para isso foi realizada uma revisão de literatura a partir de pesquisas em livros relacionados ao tema e em artigos alocados no portal de periódicos da Capes com os descritores saúde do trabalhador e ofício e ofício e clinica da atividade. Como resultados, discute-se o sentido psicológico atribuído pela Clínica da Atividade à categoria ofício e o desenvolvimento e mobilidade de suas dimensões: impessoal no que concernem as regras, normas e demais prescrições da tarefa formuladas pela organização do trabalho; dimensão transpessoal que representa a história e memória coletiva compondo o gênero profissional através do prescrito implícito estabelecido por uma coletividade; interpessoal através das trocas e diálogos entre os pares e a dimensão pessoal com o desenvolvimento do estilo profissional. A saúde nessa perspectiva é compreendida como um poder de ação sobre si e sobre o mundo a partir da interação com os outros. O desenvolvimento e a apropriação do ofício pelo trabalhador amplia seu potencial de saúde e o capacita a criar novas formas de trabalho e de vida. Conclui-se que o manejo do ofício é uma das vias mestras do poder de agir do trabalhador e, portanto, um operador de saúde a ser resgatado na nova morfologia do trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48802
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_maabrito.pdf48,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.