Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48801
Title in Portuguese: Mídia negra: o movimento negro e a apropriação das mídias sociais através do blog “a cor da cultura” no exercício da cidadania
Author: Silva, Luizete Vicente da
Nunes, Márcia Vidal
Keywords: Movimento negro
Ativismo digital
Mídias sociai
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SILVA, Luizete Vicente da; NUNES, Márcia Vidal. Mídia negra: o movimento negro e a apropriação das mídias sociais através do blog “a cor da cultura” no exercício da cidadania. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: Este artigo tem como objetivo analisar a produção de um meio que prática o ativismo digital negro, o blog “A Cor da Cultura”, voltado às organizações sociais, à comunidade escolar, bem como aos militantes de organizações negras, no período de fevereiro a novembro de 2014. A ideia é avaliar como o blog impacta as relações sociais que emergem no ciberespaço, contribuindo para a construção de seus próprios espaços de discussão e para o exercício da cidadania da população negra. Para o artigo, utilizou-se o estudo de procedimentos analíticos, a fim de colher informações do blog “A Cor da Cultura”. Inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica de livros, artigos, textos e publicações online sobre formação de mídias sociais, ativismo digital, poder da comunicação e cidadania. O intuito do estudo é construir uma argumentação teórica na intenção de embasar a análise documental, descrevendo como a atuação das mídias sociais pode auxiliar na formação do ativismo digital para a construção de mídias sociais negras, contribuindo para o exercício da cidadania. Para Gohn (2010), o atual momento produz diferentes articulações em rede para a produção de temáticas organizadas em segmentos, formando um novo modelo de cooperação no Brasil. É possível pensar sobre as diversas pautas que grupos, coletivos e/ou organizações debatem, utilizando, como ponto de partida, a organização em blocos sociais como forma de dividirem os espaços de atuação e participação em redes de mobilização.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48801
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_lvsilva.pdf49,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.