Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48788
Tipo: Resumo
Título: Fragmentação e heterogeneidade identitária na construção da personagem feminina em travessuras da menina má de MarioVargas llosa
Autor(es): Silva, Liziane Karina Menezes da
Cunha, Roseli Barros
Palavras-chave: Personagem;Identidade;Romance
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Liziane Karina Menezes da; CUNHA, Liziane Karina Menezes da. Fragmentação e heterogeneidade identitária na construção da personagem feminina em travessuras da menina má de MarioVargas llosa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: O presente trabalho procura investigar a construção da personagem através das múltiplas identidades que esta assume na obra Travesuras de la Niña Mala (2006), do escritor peruano Mario Vargas Llosa, e relacionando com o conceito de fragmentação como característica inerente do sujeito migratório latino-americano. Ambientaremos o romance corpus de nosso estudo dentro do contexto literário no qual Vargas Llosa está inserido, tomando como ênfase os escritores pertencentes ao boom latino-americano, assim como adentrando na conjuntura dos narradores peruanos da década de 1960 sob à luz de estudiosos como Cornejo Polar (1977), Angél Rama (1982) e Emír Rodriguez Monegal (1972), assim como as diretrizes do que seria o romance latino-americano na perspectiva de escritores como Julio Cortázar (1974), Octavio Paz (1950 – 1974) e o próprio Vargas Llosa. A estrutura da personagem também será de bastante importância para o objetivo deste escrito, já que todas as influências e mudanças que dar-se-ão pela confluências de distintas identidades na protagonista só são possíveis mediante estruturação de um ser fictício que viva ativamente todo esse percurso espacial, temporal e cultural. Conclui-se, ainda que provisoriamente, que as identidades aderidas pela protagonista foram determinantes em sua construção como sujeito imigrante, influenciando a si, como também os rumos que a narrativa toma como um todo. A base teórica se apoiará nos estudos sobre o romance a partir de uma perspectiva sociológica a exemplo György Lukács (1962), Mikhail Bakhtin (1930) e Theodor Adorno (1974) e nas análises teóricas acerca da personagem do romance, tomando como base os estudos de Antonio Candido (1968), Beth Brait (1985) e Maria Lúcia Candeias (2012). Também procuramos compreender, através dos estudos culturais, o conceito de identidade e fragmentação do sujeito pós-moderno em autores como Néstor Canclini (1997), Stuart Hall (2011) e Adolfo Sánchez Vásquez (1990).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48788
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lkmsilva.pdf51,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.