Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48774
Tipo: Resumo
Título: Homens e violência de gênero: estudos sobre histórias de vida
Autor(es): Batista, Kevin Samuel Alves
Lima, Aluísio Ferreira de
Palavras-chave: Homens e violência de gênero;Psicologia social
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BATISTA, Kevin Samuel Alves; LIMA, Aluísio Ferreira de. Homens e violência de gênero: estudos sobre histórias de vida. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)
Resumo: Objetiva o estudo de narrativas de histórias de vida por parte de homens autores de violências de gênero na cidade de Fortaleza. O aumento dos índices desses atos ampliou as discussões, tanto no âmbito público, quanto no contexto privado. Grande parte dos estudos sobre violência de gênero aponta para a situação de vulnerabilidade e desvantagem social/simbólica enfrentadas pelas mulheres em diversas instituições sociais. São escassas, todavia, as investigações sobre os homens envolvidos em atos de violência dessa natureza, fato que parece contribuir para a manutenção de estigmas e práticas meramente punitivas sobre esses sujeitos. Portanto, este ensaio busca ampliar a análise do fenômeno sob relatório, explorando a compreensão das identidades – como metamorfose – dos homens envolvidos no fenômeno, tendo como objetivos: compreender, à luz da Psicologia Social Crítica, como as violências de gênero perpassam as narrativas de história de vida de homens a quem se atribuem essas práticas; revisar as discussões teórico-políticas acerca desses homens no contexto atual; refletir como as violências perpassam as narrativas de histórias de vida dos sujeitos foco do estudo; problematizar questões culturais, sociais e de gênero que emergirem nas narrativas de histórias de vida desses sujeitos. Para a realização a investigação, optou-se pela pesquisa teórico-empírica e a metodologia de entrevistas com enfoque nas narrativas de histórias de vida dos entrevistados. A captação de colaboradores deve privilegiar pessoas do sexo masculino que estejam em acompanhamento em serviços governamentais ou não de assistência a homens autores de violências de gênero. Esta discussão, portanto, intenta contribuir para o avanço na compreensão e enfrentamento da crescente escalada na perpetração da violência de gênero no Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48774
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ksabatista.pdf49,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.