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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4876
Tipo: | Dissertação |
Título: | Proposta de adaptação da metodologia do highway capacity manual 2000 para análise de vias arteriais urbanas em Fortaleza |
Título em inglês: | Proposed adjustment in highway capacity manual 2000 methodology for urban arterial streets analysis in Fortaleza |
Autor(es): | Paula, Francisco Suliano Mesquita |
Orientador: | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
Palavras-chave: | Transportes;Trânsito - Fluxo |
Data do documento: | 2006 |
Citação: | PAULA, F. S. M. Proposta de adaptação da metodologia do highway capacity manual 2000 para análise de vias arteriais urbanas em Fortaleza. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. |
Resumo: | As vias arteriais são responsáveis pelo deslocamento da maioria do tráfego de passagem nas grandes cidades brasileiras, tornando prioritário o gerenciamento desses corredores com o intuito de manter níveis aceitáveis de fluidez do tráfego veicular. O Highway Capacity Manual– HCM 2000 é um manual americano que contém metodologias para a avaliação do nível deserviço e estimação da capacidade de diversos elementos do sistema viário, incluindo uma específica para a análise de vias urbanas. Essa metodologia pode ser dividida em três métodos: 1o Método – Determinação da classe da via; 2o Método – Estimação do nível de serviço; e 3o Método – Simulação da velocidade média de percurso. Neste trabalho, entretanto, considerou-se como hipótese de pesquisa que essa metodologia não é adequada à realidade brasileira, devido às diferenças existentes tanto em relação às características físico-operacionais do sistema viário, quanto ao comportamento dos seus usuários. Portanto, esta pesquisa de dissertação objetivou verificar a adequabilidade da metodologia do HCM 2000 às vias arteriais de Fortaleza, propondo adaptações para torná-la mais eficaz na avaliação da qualidade do tráfego de passagem nos corredores arteriais dessa cidade. As discussões conceituais foram complementadas por análises quantitativas dos dados de uma amostra de 15 dos principais corredores de Fortaleza, resultando em propostas de alteração nos dois primeiros métodos, além de recomendação de utilização do 3º Método apenas em análises de planejamento. Espera-se que as conclusões deste estudo contribuam para o futuro desenvolvimento de uma metodologia genuinamente nacional que retrate com precisão a realidade do tráfego nas vias arteriais urbanas brasileiras. |
Abstract: | Arterial streets are responsible for the vast majority of the transient traffic in large Brazilian cities, thus their adequate supervision is a major concern in order to maintain acceptable levels of mobility in the network. The Highway Capacity Manual – HCM 2000 is a manual produced by United States transportation agencies providing methodologies for the assessment of the level ofservice and to estimate the capacity of several components of the traffic system, including a specific section regarding urban streets analysis. This methodology is divided in two methods: 1st Method – Street class determination; 2nd Method – Level of service assessment; and 3rd Method – Simulation of the space average speed . In this work, however, the assumed research hypothesis has considered this methodology to be inappropriate to the Brazilian reality due to differences in the physical-operational aspects of the network as well as differences in drivers behaviour characteristics. Consequently, this research aimed to verify the feasibility of the HCM 2000 methodology to arterial streets of Fortaleza and suggest adjustments to improve its effectiveness vis-à-vis the quality assessment of the transient traffic corridors in this city. Conceptual debates were complemented by the quantitative analysis of a 15 sample dataset obtained from the most important traffic corridors in Fortaleza. As a result, adjustments in the two first methods were suggested and the 3rd method was found to be recommended for planning analysis purpose only. The findings in this research are expected to contribute for the further development of a fully national methodology that would able to accurately reflect the Brazilian urban arterial streets traffic scenario. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4876 |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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