Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48724
Tipo: TCC
Título: Eficácia do exercício isométrico na redução da dor em indivíduos com tendinopatia patelar : uma análise de sobrevida
Autor(es): Murakawa, Yanka Aparecida Bandeira
Oliveira, Rodrigo Ribeiro de
Bezerra, Márcio Almeida
Orientador: Oliveira, Rodrigo Ribeiro de
Coorientador: Bezerra, Márcio Almeida
Palavras-chave: Análise de Sobrevida;Ligamento Patelar;Exercício;Tendinopatia
Data do documento: 2-Dez-2019
Citação: MURAKAWA, Y. A. B. ; OLIVEIRA, R. R. ; BEZERRA, M. A. Eficácia do exercício isométrico na redução da dor em indivíduos com tendinopatia patelar : uma análise de sobrevida. 2019. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Introdução : O número de atendimentos necessários para reduzir a dor significativamente e de maneira duradoura ainda não é conhecido. O objetivo deste estudo é comparar o comportamento de dor entre pacientes com tendinopatia patelar tratados com exercícios isométricos versus exercícios. Métodos: Um total de 21 participantes com tendinopatia patelar que realizaram exercício isométrico durante 12 sessões. O desfecho foi redução da dor em 30 a 45% e em 50 e 75%, avaliada através na Escala Numérica da Dor no início e ao final de cada sessão. A análise estatística foi feita pela curva de sobrevida utilizando Método de Kaplan Meier e Log rank test e Regressão de Cox Univariada e o Hazard Ratio (HR). Resultados: Cerca de 40% dos pacientes tratados no grupo isométrico reduziram 30 – 45% da dor após a primeira sessão contra 17% do grupo excêntrico. Ao final das 12 sessões 93% dos pacientes do grupo isométrico haviam atingido a melhora de 30 – 45% da dor contra 67% do grupo excêntrico. Conclusão: O exercício isométrico é eficaz em reduzir a dor consideravelmente em indivíduos com tendinopatia patelar em 12 sessões e parece reduzir a dor mais rapidamente e em mais pacientes quando comparado ao exercício excêntrico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48724
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_yabmurakawa.pdf223,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.