Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48685
Title in Portuguese: Programa multifacetado suportado por tecnologia móvel para indivíduos com dor lombar crônica: um estudo de viabilidade
Author: Santos, Ana Ellen do Nascimento
Nunes, Ana Carla Lima
Moraleida, Fabianna Resende de Jesus
Advisor(s): Moraleida, Fabianna Resende de Jesus
Co-advisor(s): Nunes, Ana Carla Lima
Keywords: Dor Lombar
Atenção Primária à Saúde
Exercício
Tecnologia sem Fio
Ensaio Clínico
Issue Date: 2-Dec-2019
Citation: SANTOS, A. E. N. ; NUNES, A. C. L. ; MORALEIDA, F. R. J. Programa multifacetado suportado por tecnologia móvel para indivíduos com dor lombar crônica: um estudo de viabilidade. 2019. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: Introdução: A dor lombar é responsável pelo maior número de anos vividos com incapacidade no Brasil. A maior parte da evidência sobre intervenções para dor lombar crônica (DLC) advém de países desenvolvidos, e pouco se sabe sobre estas em contextos socioeconômicos limitados. Objetivo: investigar a viabilidade e o efeito preliminar de um programa de exercícios físicos e educação em dor, suportado por tecnologia móvel de baixo custo, na dor e incapacidade de indivíduos com DLC na Atenção Primária à Saúde. Métodos: Este foi um estudo piloto de ensaio clínico randomizado controlado. Foram incluídos indivíduos com DLC maiores de 18 anos residentes da cidade de Fortaleza. A intervenção consistiu em programa baseado no modelo biopsicossocial da dor, por seis semanas, com exercícios, educação em dor, ligações e mensagens semanais, e o grupo controle consistiu em lista de espera. Os desfechos primários de viabilidade incluíram taxas de recrutamento, retenção e adesão ao tratamento dos participantes, credibilidade do tratamento oferecido, satisfação com o tratamento, percepção de recuperação, dificuldade de entender a intervenção, e eventos adversos. Os desfechos secundários foram intensidade de dor e incapacidade. Resultados: Foram triados 131 participantes para elegibilidade em 12 meses, sendo randomizados 71 indivíduos. Destes, 45 foram alocados no grupo intervenção e 24 no grupo controle. A viabilidade do protocolo apresentou-se adequada para a maior parte dos fatores associados a viabilidade. A retenção dos participantes nos grupos intervenção e controle foi, respectivamente, de 53,33% e 58,3%. A adesão ao tratamento foi 57,8% dos participantes. Houve diferença estatística para intensidade da dor (média de diferença=2,89 pontos, IC 95% -4,76 a -1,02) e incapacidade (média de diferença=8,54 pontos, IC 95% -12,16 a -4,92), em favor do grupo intervenção. Conclusão: A maior parte dos fatores relacionados à viabilidade do protocolo apresentou-se adequada; entretanto, a adesão ao protocolo e a retenção dos participantes foram aquém dos valores preconizados. Os resultados obtidos apontam um efeito clínico para pacientes com este perfil. Nossos achados sugerem a ampliação do piloto para um estudo completo para avaliar a efetividade de um programa multifacetado suportado por tecnologia móvel na atenção primária, conquanto algumas modificações sejam feitas para aumentar a retenção no estudo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48685
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FISIOTERAPIA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_aensantos.pdf254,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.