Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48504
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Se é de paz pode chegar, entrar na roda e jogar: formação em cultura de paz para educadores de capoeira
Autor(es): Rodrigues, Lúcia Vanda
Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palavras-chave: Educação para a Paz;Capoeira;Cidadania e Educação
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: RODRIGUES, Lúcia Vanda; MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Se é de paz pode chegar, entrar na roda e jogar: formação em cultura de paz para educadores de capoeira. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 38-49.
Resumo: Ampliar espaços de formação em cultura de paz e multiplicar educadores comprometidos com a educação para a paz surgem como iniciativas indispensáveis para estimular uma nova forma de pensar, sentir e fazer das pessoas que colaboram para a construção de uma sociedade mais harmônica, fraterna, justa e engajada na promoção constante da paz. Diante disso, pensamos que a cultura da paz para ser estabelecida exige o preparo de grupos que possam atuar nas mais diversas áreas da sociedade, a fim de educar para a paz. Se somos responsáveis pelo contexto atual de vários malefícios como a desigualdade, a destruição ambiental, a miséria, entre outros, também somos os responsáveis para encetar transformações que precisam ser realizadas para mudar o que está posto. Foi pensando nisso que nos dispusemos à realização do projeto de doutorado intitulado: Se é de paz pode chegar, entrar na roda e jogar: Formação de Educadores da Associação Zumbi Capoeira em Cultura de Paz. Neste estudo realizamos uma formação com 20 educadores dessa instituição, no intuito de contribuir para uma transformação qualitativa em suas práticas pedagógicas, de forma que depois da intervenção de cunho forrnativo, eles possam inserir no cotidiano do ensino da capoeira elementos constituintes de uma educação para a paz, colaborando para a construção de uma Cultura de Paz nos núcleos em que trabalham, na comunidade em que estão localizados esses núcleos, na cidade onde essas comunidades estão situadas, e assim por diante.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48504
ISBN: 978-85-7282-602-0
Aparece nas coleções:DFE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_lvrodriguesksalmatos.pdf6,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.