Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Erika Freitas-
dc.contributor.authorMoura, Paulyana dos Santos-
dc.date.accessioned2019-12-11T16:59:06Z-
dc.date.available2019-12-11T16:59:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMOURA, Paulyana dos Santos. Imune: uma viagem pelo sistema de defesa do corpo. 2019. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48362-
dc.description.abstractThe immunology is one of the knowledge areas that has a major impact on an individual's life. It is related to health and well-being, caring for yourself and others. This work aimed to develop and apply a board game about immunology topics. This activity was developed in high school classes of a public school from regional 3 in Fortaleza, during the internship promoted by the CAPES University Residency program. To elaborate the game “Immune: a trip through the body's defense system”, a previous research about the immunology contents of the high school textbooks was carried out. The contents were distributed in the textbooks of the three series, but the information, besides being scarce and abstract; it does not have a connection between the three series, or clarifies the importance of studying aspects of human health for citizens. The game was made manually using EVA sheets and contains 30 squares, each of these with three questions. The game application was divided into two moments. In the first, the invitation and the presentation of the game were held, as well as the application of a first analysis questionnaire to verify the students' previous knowledge. In the second, the group was divided into teams to play the game, after the match, the students answered the same questionnaire previously applied. The application was performed separately in the two classes of high school. The questions were multiple choices to facilitate discussion and analysis. The teams should choose an immune system cell that corresponds to a question, whether they are Neutrophil, Macrophage, or Lymphocyte. The questions should be answered within 2 minutes and if the answer was wrong, the team should return to home. The present work made a qualitative analysis of how positive is the use of playful games in the learning of high school students. Before the application of the game, the percentage of hits was between 10 and 76% and then rose to 22.22% and 80%. It was possible to observe different behaviors for the pre- and post-application moments, which can be explained by several factors, such as low school attendance, difficulty in learning certain contents and even deficit in reading ability. Despite these challenges, the game still showed good results, indicating to be a useful tool to improve learning. The activity was well accepted by participating students, with rate of 82.22%. In this context, it is suggested that didactic games may help in immunology teaching, as they contribute to the cognitive development of students and stimulate interaction and cooperative learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectImunologiapt_BR
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_BR
dc.subjectJogo de Tabuleiropt_BR
dc.subjectMetodologia Alternativa de Ensinopt_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.titleImune: uma viagem pelo sistema de defesa do corpopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Imunologia é uma das áreas do conhecimento com grande impacto na vida do indivíduo. Ela está relacionada com saúde e bem-estar, cuidados consigo e com os outros. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar um jogo de tabuleiro sobre conteúdos imunológicos. Essa atividade foi desenvolvida em turmas do 2º ano de ensino médio de uma escola pública de tempo integral na regional 3 em Fortaleza, durante o estágio promovido pelo programa de Residência Universitária da CAPES. Para elaboração do jogo “Imune: uma viagem pelo sistema de defesa do corpo” foi realizada uma pesquisa prévia e leitura sobre os conteúdos de imunologia dos livros didáticos do ensino médio. Os conteúdos estavam distribuídos nos livros didáticos das três séries, mas as informações além de escassas e abstratas, não possuem uma conexão entre as três séries, bem como não deixam claro a importância de se estudar aspectos da saúde humana para o cidadão. O jogo foi confeccionado manualmente utilizando folhas de EVA e contém 30 casas, cada uma com três perguntas. A atividade de aplicação do jogo foi dividida em dois momentos. No primeiro, foi realizado o convite, apresentação do jogo e a primeira aplicação do questionário de análise para verificar o conhecimento prévio dos estudantes. No segundo, as turmas foram divididas em equipes para participarem do jogo, após o jogo, os estudantes responderam ao mesmo questionário aplicado previamente. A aplicação foi realizada separadamente nas duas turmas de 2º ano. As perguntas do questionário eram de múltipla escolha para facilitar a discussão e análise. As equipes deveriam escolher uma célula do sistema imune que correspondia a uma pergunta, sendo elas, Neutrófilo, Macrófago ou Linfócito. As perguntas deveriam ser respondidas em até 2 minutos e em caso de erro na resposta, a equipe deveria voltar a casa de partida. O presente trabalho fez uma análise qualitativa de quão positiva é a utilização de jogos lúdicos na aprendizagem de alunos do Ensino Médio. Antes da aplicação do jogo, o percentual de acertos ficou entre 10 e 76% e depois subiu para 22,22% e 80%. Foi possível observar distintos comportamentos para os momentos de pré- e pós-aplicação, que podem ser explicados por diversos fatores, como o baixo índice de frequência à escola, dificuldade em aprender determinados conteúdos e até déficit na capacidade de leitura. Apesar dos tantos desafios, a atividade ainda demonstrou bons resultados, indicando ser uma ferramenta útil no auxílio à aprendizagem. A atividade foi bem aceita pelo grupo de alunos participantes, com índice de aprovação de 82,22%. Nesse contexto, sugere-se que os jogos didáticos podem auxiliar no ensino de imunologia, pois contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e estimulam a interação e aprendizagem cooperativa.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_psmoura.pdf678,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.