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Title in Portuguese: Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade
Title: From the exclusion to the access to education: the role of information in the inclusion of the PcD in the University
Author: Pereira, Giulianne Monteiro
Lima, Izabel França de
Keywords: Inclusão social
Ensino Superior
Pessoa com deficiência
Informação
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Informação em Pauta
Citation: PEREIRA, Giulianne Monteiro; LIMA, Izabel França de. Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial 2, p. 152-175, nov. 2019.
Abstract in Portuguese: Trabalho de cunho exploratório com abordagem qualitativa, que tem como objetivo analisar, através de memórias individuais e coletivas de pessoas com deficiência (PcD), como se deu o seu processo de inserção na educação básica, bem como as principais dificuldades enfrentadas e desafios superados por estes ao longo de sua trajetória escolar. Como técnica para coleta dos dados, foi utilizada a entrevista, na perspectiva da História oral temática, em que as perguntas feitas aos entrevistados eram relacionadas à sua trajetória escolar-acadêmica, desde a educação básica ao ensino superior. Apresenta conceitos e contextualiza historicamente o direito à educação da pessoa com deficiência no Brasil. Concluiu-se que, apesar de todas as dificuldades e desafios ainda existentes, o processo de educação inclusiva tem avançado em questão de acesso à educação no país, tanto no âmbito de ensino de base como no ensino superior, e que a informação detém um papel muito importante nesse processo de inclusão.
Abstract: This is an exploratory study with a qualitative approach, which aims to analyze, through individual and collective memories of people with disabilities (PcD), how their insertion process in basic education took place, as well as the main difficulties and the challenges were faced and overcome by them throughout their school career. As a technique for data collection, the interview was used from the perspective of thematic oral history, in which the questions asked to the interviewees were related to their academic-academic trajectory, from basic education to higher education. It presents concepts and historically contextualizes the right to education of people with disabilities in Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48333
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2525-3468 (online)
Appears in Collections:DCI - Artigos publicados em revistas científicas

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